Na quarta-feira, 24, membros de quatro conselhos de Manhuaçu tomaram posse. O evento contou com a presença dos conselheiros representando os segmentos sociais, de forma paritária entre governo e sociedade civil. Cada representante tem um suplente. Foram empossados os conselheiros, que a partir de agora são integrantes do Conselho Municipal de Educação (CME), Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC).
Dentro da nova filosofia, os conselhos de segmentos sociais constituem-se como um canal efetivo, que garante a participação democrática da população na formulação e na implementação de políticas públicas, a fim de que demandas específicas de uma determinada população possam ser implementadas sob a anuência e contribuição de seus participantes.
Para a prefeita Cici Magalhães, cada conselho terá o apoio necessário para desenvolver suas atividades, tendo em vista o desenvolvimento e a definição das diretrizes a serem adotadas nas áreas de abrangência de cada um, para que todos alcancem resultados almejados. A gestora municipal mencionou ainda a importância do Conselho Municipal de Saúde – que fiscaliza e ajuda conduzir o Fundo Municipal de Saúde, bem como o Conselho da Alimentação Escolar, que vai aos locais a fim de avaliar a qualidade da merenda escolar. “Nós queremos todas as ações conjuntas com os conselhos. Espero que esses empossados possam participar, fiscalizar e opinar para o crescimento do município. O trabalho participativo, com os diversos segmentos só traz bons resultados”, salienta.
Eduardo Satil