DestaquePolicial

Número de homicídios em Manhuaçu assusta no primeiro trimestre do ano

De 1º de janeiro a 10 de abril, quando esta matéria foi fechada, foram registrados em Manhuaçu oito casos de homicídio. Em todo o ano de 2018, foram 12 casos registrados no município.

Segundo o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Carlos Roberto de Souza, desses oito casos de homicídios registrados em Manhuaçu, apenas um não tem ligação com drogas. “Exatamente um fato curioso isto, três tiveram como vítimas menores de 18 anos, dois com menores de 20 anos, um com 29, um com 42 e um com 61 anos, destes, apenas este último, no qual foi a vítima o Sr. Adilson Cesário, não tem ligação direta com o tráfico de drogas”, explica Dr. Carlos Roberto.

Os crimes em decorrência de violência interpessoal, nestes casos, não se aplicam à disputa pelo tráfico, mas sim acerto de contas entre envolvidos de mesmo grupo, como cobrança de dívidas de drogas. “Isso nos chama a atenção, pois as vítimas são jovens e adolescentes, vítimas em crimes praticados na sua maioria com o uso de armas de fogo e praticados por menores”, comenta o Delegado.

Mapa da violência

Infográfico mostra as localidades de cada um dos crimes (Arte: João Vitor Nunes)

Trançando um mapa com as datas cronológicas dos homicídios ocorridos em Manhuaçu, podemos notar que a maioria dos casos se concentraram na região do entorno da rodoviária, bairros Santana, Santa Terezinha, Engenho da Serra e Baixada. “Nesta região foram quatro homicídios, o Gustavo de Souza Marinho, 29, morto a pauladas, ali próximo à rodoviária, numa rixa envolvendo drogas começou no bairro Santana, isso no dia 22 de janeiro, depois no dia 02 de fevereiro, o Luiz Carlos Pereira, 42, foi assassinado entre os bairros Engenho da Serra e Santa Terezinha, ele havia saído há poucos dias do presídio de Manhuaçu. Ainda em fevereiro, também no bairro Santa Terezinha localizaram o corpo do adolescente Roberto Júnior,17, morto a tiros e no mês de março, mais precisamente no dia 14, outro adolescente, o Gilberto Bento, 17, inclusive este jovem foi alvo de investigações numa operação de tráfico de drogas, foi assassinado na escadaria do bairro Santana. A gente observa essa concentração de crimes nessa região e é justamente onde as operações policiais ocorrem com mais frequência”, ressalta Dr. Carlos.

Ainda como notamos no mapa, além dos já citados acima, aconteceram homicídios em Manhuaçu, no dia 02 de janeiro, no bairro Santa Luzia, tendo como vítima Messias Rodrigues, 18 anos, no dia 17 de março, o corpo de Adilson Cesário, 61 foi localizado dentro de casa com ferimentos na cabeça, no dia 04 de abril em São Pedro do Avaí, Carlos Daniel foi assassinado a tiros e no dia 07 último, Wilson Júnior foi morto no bairro Nossa Senhora Aparecida. “Conforme eu disse, todos esses, tirando o Sr. Adilson, possuíam passagem pela polícia por envolvimento em crimes diversos, principalmente o tráfico de drogas”, completa.

Dr. Carlos ressalta que ações conjuntas entre as instituições de segurança e a comunidade através de informações e denúncias é que se pode prevenir este tipo de crime. “As polícias sozinhas não conseguem acabar com isso, temos que unir, Polícia Civil, Militar, o Ministério Público, a administração municipal e a comunidade para que juntos possamos combater a criminalidade que forma. Através de denúncias e informações que fomentam o nosso trabalho”, finaliza Dr. Carlos.

Jailton Pereira – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo