DestaqueReligião

Pe. Sant’Ana: celebração marca 50 anos de ordenação sacerdotal

O ano de 2018 foi especial para a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora e os últimos dias foram marcantes em sua história. A começar no sábado, 22, em que foi comemorado o dia do homem que deu seu ‘sim’ a Deus, tornando possível a existência de um missionário, que nasceu para levar a palavra de Deus aos cristãos. Padre Sebastião Sant’Ana da Silva – SDN, comemorou seus 50 anos de sacerdócio.

Para celebrar esse momento tão especial, a Matriz do Bom Pastor, em Manhuaçu, ficou lotada de fieis, que vieram de diversas comunidades; sacerdotes sacramentinos; diocesanos; familiares; o Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira; e o Superior da Congregação dos Missionários Sacramentinos, Padre José Raimundo “Pe. Mundinho”. O aniversariante celebrou a missa de jubileu de ouro, com os demais sacerdotes e os paroquianos, que ficaram maravilhados.

Durante a homilia, padre Antônio Otaviano da Costa Franco agradeceu pela vocação sacerdotal de padre Sebastião Sant’Ana, destacando seu carisma especial para trabalhar, sobretudo com as famílias. Lembrou a trajetória do religioso, que foi ordenado para ser servidor da Palavra de Deus e distribuidor da graça d’Ele nos sacramentos, sobretudo a dádiva para renovar, a cada dia, no altar, o sacrifício de Cristo e fazer da Eucaristia diária a motivação de sua vida, uma entrega ao serviço da igreja.

A alegria e a força espiritual por todos

O Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Emanuel Messias ressalta que padre Sebastião Sant’Ana sempre foi muito querido, devido ao seu jeito peculiar. Reconhece que, ao celebrar os 50 anos de vida sacerdotal é uma gratidão a Deus e, ao mesmo tempo, uma vida de doação, fé, ajuda para a constituição de família e comunhão. “No sacerdócio, a gente enfrenta muitos desafios e obstáculos. Nessa caminhada é preciso entrega, para a verdadeira consagração para a comunhão com Deus. Desde que chegou tem realizado um trabalho magnífico com as famílias”, reconhece Dom Emanuel Messias.

O Superior da Congregação dos Missionários Sacramentinos Pe. Mundinho destaca a presença de padre Sebastião Sant’Ana na Congregação. Relembra que sua ordenação se deu logo após o Concílio Vaticano II e iniciou o trabalho com a Igreja numa efervescência muito grande se identificando com as mudanças. “Saiu do altar para ficar entre o povo, a fim de exercer seu sacerdócio. É inteiramente dedicado e já levantou muitas bandeiras na Diocese e por tantos lugares onde passou sempre abraçou a Pastoral Familiar”, disse Pe.  Mundinho.

O pároco do Bom Pastor, Pe. Raimundo Heleno lembra que ao completar 40 anos de ordenado, estavam juntos em Manaus e agora novamente. Ao falar da experiência e a convivência diária com padre Sant’Ana, disse que faz a diferença, além do bom humor que sempre está presente no dia a dia do religioso.

Os familiares vieram de diversas localidades para congratular o momento especial. O irmão do sacerdote, Paulo Maria Santana veio de Bragança Paulista. Ele conta que toda a família orgulha dele, principalmente por ser um bom conselheiro. “Puxa a orelha se houver necessidade, mas, é um bom orientador e motivo de orgulho para todos”, diz Paulo Santana sem conter a emoção.

Ao término da Missa, Pe. Sebastião Sant’Ana agradeceu a todos os presentes, dizendo que todo o seu trabalho sacerdotal se deve a seu pai, a sua mãe, os quais, desde o início do descobrimento de sua vocação, sempre o apoiou. “Sou muito grato a Deus pelo ministério concedido, a Igreja e os fiéis. Ser padre é muito bonito. É colocar a serviço de Deus e da Igreja”, conclui.

https://youtu.be/dmh7OA2nbbA

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo