CidadeDestaqueRadio AM710Radio FM

Segurança: instalar a iluminação de Natal requer cuidados

A época mais esperada do ano chegou, trazendo muitos presentes, festas, comilança e muitas, muitas luzes. Por onde quer que se ande a iluminação natalina torna o fim de ano um período cheio de cor e encantamento único.

Para que toda esta iluminação e enfeites que ajudam a criar um clima para o Natal não sejam causas de acidentes, como choques elétricos e incêndios, alguns cuidados devem ser adotados na hora da instalação. Em primeiro lugar, muita atenção deve ser dispensada à qualidade dos fios e tomadas. “Não custa lembrar que os dispositivos mais seguros são os que têm o selo do Inmetro”, orienta Sd. Wesley, da 2ª Cia do Corpo de Bombeiros de Manhuaçu. É bom estar ciente também que o consumo de energia costuma aumentar nessa época do ano, ou seja, a conta no fim do mês vai vir um pouco mais cara.
Mas se o esforço financeiro é compensado pelo fascínio das luzes, é fundamental buscar ajuda ou orientação de um eletricista antes de iniciar a instalação de iluminação de Natal. “Dessa forma é possível realizar uma instalação mais segura evitando sobrecarga, um problema muito comum quando há utilização de carga excessiva num circuito elétrico”, lembra o militar. Para a parte externa da casa, o recomendável é que se adquira sempre enfeites e lâmpadas à prova d’água, já que a chuva é certa no fim do ano. “Dentro de casa, o alerta é para que as crianças não tenham acesso liberado à árvore de Natal. Afinal, curiosidade e energia não combinam”, comenta.

Após algum tempo guardado, o pisca-pisca pode sofrer danos devido ao próprio uso. Por isso, é importante verificar as condições dos fios e fazer as instalações sempre com o pisca desligado da tomada. “Deve-se ter o cuidado de adquirir sempre enfeites e lâmpadas à prova d’água para a decoração externa. Já dentro de casa, o alerta é para que as crianças não tenham acesso liberado à árvore de Natal. Outro erro bastante comum é o uso de benjamins ligados a vários aparelhos. Isso pode provocar sobrecarga na tomada, resultando em curto circuito”, diz Sd. Wesley.

Por serem fontes de calor, as luzes precisam de acompanhamento contínuo e devem ser desligadas quando não houver alguém em casa ou quando as pessoas estiverem dormindo. Deve-se evitar o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis. No caso das árvores de Natal, é importante verificar se ela é resistente ao fogo. Essa medida pode impedir que, na eventualidade de um curto-circuito, seja provocado um incêndio. Mantenha a árvore distante de artefatos inflamáveis, como tapetes e cortinas. Evite também o uso de luzes elétricas e piscas-piscas que contenham metal, pois estes materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos. “Dê preferência às luzes de LED, por serem mais econômicas e a tecnologia dos LEDs oferecem uma boa iluminação com baixa emissão de calor, podendo até mesmo usar pilhas e baterias como fonte de alimentação”, ressalta.

O gerente de Operações da Energisa, Fábio Lancelitti lembra que é recomendável que o consumidor revise as suas instalações antes de instalar os enfeites natalinos. “Assegure-se de que a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, sejam compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios. E busque sempre enfeites de qualidade, ou seja, certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro)” ressalta Fábio – “É importante que haja uma distância segura entre a decoração de Natal externa e a rede elétrica da rua. Também é importante certificar-se de que os enfeites estão bem afixados, de forma que não arrebentem durante um temporal”, completa o gerente de Operações. ​

Exemplo há 18 anos

Em Manhuaçu, a residência do casal Neide Lande e Rozângela de Souza é uma referência quando se trata de iluminação de Natal. “Este ano completamos 18 anos de ornamentação e iluminação da nossa casa e desde o início quando começamos a enfeitar a casa, a nossa preocupação é com a segurança, procuramos produtos de qualidade, de vendedores sérios e comprometidos com a qualidade e não só de vender”, disse Neide Lande.

Os preparativos para a ornamentação da casa, se inicia logo após as festas de final de ano e a montagem já no mês de outubro. “A cada ano buscamos novos enfeites e coisas diferentes, hoje com a internet e as lâmpadas de LED ficou mais fácil comprar as peças e mais seguro. Antigamente só existia aquelas lâmpadas de vidro colorido que esquentava barbaridade”, comenta.

A iluminação da casa no bairro São Vicente ficou completa na noite de sábado com a instalação da última peça. “Este ano além dos novos enfeites de LED, à base de pilha e com fios quase invisíveis, instalamos uma “Cascata de LED” e tudo feito como muito carinho e o mais importante com segurança”, ressalta Neide Lande.

A residência localizada na rua Mascarenhas de Morais, no bairro São Vicente é uma atração em todos os natais. “Eu e dona Rozângela fazemos isso pelo simples prazer de ver a nossa casa cheia de crianças, o brilho no olhar de cada criança que nos visita, nos fortalece ainda mais para manter essa tradição. Todos os anos, agradecemos a Deus por nos proporcionar a oportunidade de fazer o nosso Natal e pedimos forças para continuar nos próximos anos”, finaliza convidando a todos que conheçam a casa mais iluminada da região.

Jailton Pereira – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo