DestaqueEsportesRadio AM710Radio FM

Agressão durante JEM resulta em medidas para o próximo ano

No encerramento dos Jogos Estudantis de Manhuaçu 2018, na modalidade futsal, um episódio ocorrido logo após o último jogo do torneio, ainda nas dependências do ginásio poliesportivo Osvaldo Sad, provocou medidas importantes de autoridades, comunidade escolar e entidades ligadas à competição e ao esporte de uma maneira geral. Medidas importantes foram adotadas para evitar que novos episódios de violência ou mesmo outra ação delituosa possa atrapalhar o verdadeiro sentido dos jogos.

O JEM é um dos eventos esportivos mais importantes do calendário anual do município de Manhuaçu e é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, com apoio da superintendência regional de Ensino, secretaria de educação e escolas de todo município. Essa é a grande oportunidade para estudantes da cidade e zona rural, escolas públicas e particulares, estarem juntos em um mesmo desafio. Os jogos estudantis são, segundo seus realizados e participantes, uma forma de integração entre estudantes e educandários. Todos os anos o evento é distribuído em três etapas, dividas por modalidade.

O episódio que marcou negativamente o encerramento dos jogos aconteceu depois da premiação dos campeões do módulo II masculino, quando a equipe do Colégio Anglo venceu o time da Escola Estadual São Vicente de Paulo nos pênaltis, e festejou a conquista. Atletas e comissões técnicas das duas equipes se confraternizaram e deram exemplo de desportividade durante a entrega dos troféus. Infelizmente, após a premiação, um dos adolescentes que foi campeão deixou o ginásio antes dos colegas e acabou perseguido e atacado por outros adolescentes. Após ser agredido pelas costas o jovem caiu e foi chutado por três agressores, aparentemente sem motivo algum. Um dos chutes acertou o rosto do rapaz que desmaiou em seguida. Com a intervenção de adultos que estavam no local o grupo de adolescentes deixou o local e o jovem agredido foi socorrido para o hospital, onde foi constatada uma série de lesões no rosto, além de fratura do maxilar. O adolescente passou por algumas cirurgias e se recupera bem. Os agressores foram identificados pela polícia e foi constatado que todos já têm passagem por outros delitos, apesar de terem em média 16 anos de idade. Na mesma semana, um episódio parecido, porém com consequências mais graves, assustou a comunidade escolar de Belo Horizonte. Um jovem de 17 anos foi agredido por um outro de 18 anos durante um jogo de futebol na quadra do Instituto de Educação de Minas Gerais (Iemg). Segundo a Polícia Militar, o rapaz estava na quadra junto a outros colegas, incluindo o agressor, quando a confusão começou. Testemunhas contaram que um desentendimento levou o jovem mais velho a agredir a vítima, que tentou fugir, mas foi perseguida e atingida por um chute nas costas. A força do golpe fez com que o jovem caísse sobre uma escada e cortasse a cabeça no degrau. Os colegas contaram que, ao perceber a gravidade da situação, o agressor também tentou ajudar, mas os colegas do jovem o levaram para a sala dos professores. Luiz Felipe Siqueira de Souza foi socorrido para o Hospital João XXIII onde faleceu três dias depois.

Casos de agressão envolvendo menores que circulam nas imediações das escolas ou em ambiente de concentração de estudantes são mais comuns que se imagina. O ocorrido nos Jogos Estudantis de Manhuaçu chamou muito a atenção pela violência aplicada e pela falta de motivo aparente. Essa foi uma das razões que levaram a um encontro no Colégio Tiradentes. No dia 29 de novembro, quinta-feira da última semana, na sala de eventos do Colégio Militar, reuniram-se professores de Educação Física (rede pública municipal, estadual e particular), o secretário de Esportes Jânio Garcia Mendes, a presidente do Conselho Municipal de Esportes Liliane Lopes Araújo, o representante do 11° BPM Ten. PM Robson Xavier e Priscila Quiel representando a Associação de Professores de Educação Física de Manhuaçu e região, para definirem meios de coibirem ações de pessoas que tentam deturpar os Jogos Escolares em Manhuaçu. Depois de muito debate e várias explanações, foram definidas algumas medidas que serão tomadas nos Jogos Escolares de 2019.

1 – Segurança particular nos locais de jogos.
2 – Acesso aos locais de jogos: identificação dos alunos através de uniforme da escola e crachás.
3 – Envolvimento do Conselho Tutelar e Conselho da Criança e do Adolescente.
4 – Elaboração de uma cartilha de participação da Escola e dos alunos.
5 – Participação da Polícia Militar com a patrulha escolar.
6 – Prestação de serviços: enfermagem (primeiros socorros).
Com a união de esforços.

Com a adoção dessas medidas a expectativa é que os Jogos Estudantis fiquem ainda melhores. A competição é tradicional em Manhuaçu e resiste a décadas promovendo o entretenimento e a confraternização em toda a rede de ensino do município.

Klayrton de Souza – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo