DestaqueRadio AM710Radio FMReligião

Catequistas se reúnem em Manhuaçu para Encontro Diocesano da Pastoral Bíblico

A Pastoral Bíblico Catequética promoveu o XVII Encontro Diocesano da Pastoral, contando com a presença de mais de 100 catequistas, representando 50 paróquias da diocese. Além de Catequistas, participaram do encontro o bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, padres, religiosos, religiosas e seminaristas. O Encontro, que aconteceu no Centro Pastoral Bom Pastor entre os dias 9 e 11 de novembro de 2018, foi assessorado por Rodrigo Ladeira, mestre em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta, de Belo Horizonte, que abordou o tema “Os Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã: Teologia e Unidade”.

Em sua exposição, o teólogo abordou três missões da Igreja: oração, comunhão e testemunho. Segundo ele, celebrando os sacramentos se reforça a consciência de Igreja e o entusiasmo no seguimento de Jesus. Ladeira reforçou ainda que os sacramentos, desde o início da história da Igreja, não servem para nada caso não decorram de uma vida cristã autêntica. “A Vida Cristã precede a vida sacramental”, enfatizou.
O assessor reforçou ainda que a catequese precisa ser percebida como inspiração no modelo das primeiras comunidades, sendo bíblica, enculturada, celebrativa, processual, mistagógica, humanizadora e missionária. Após os encaminhamentos e avaliação dos trabalhos catequéticos realizados de 2015 a 2018, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira. Nesta celebração, aconteceu o envio dos coordenadores e a transição da coordenação diocesana, que deixa de ser exercida por irmã Dalva Narciso, que esteve à frente da pastoral pelos últimos quatro anos. A nova coordenadora é irmã Terezinha Silva, também Missionária de Nossa Senhora das Graças, que assumirá a missão pelos próximos quatro anos.

De acordo com Sônia Alves, da equipe diocesana de catequese, após as exposições sobre o tema e apoiados em estudos e discussões entre os diversos grupos, os catequistas reunidos puderam afirmar que o encontro foi um dos momentos sublimes de reflexão e de tomada de decisões para a pastoral diocesana. “Todas as atenções ali se voltaram para os interesses comuns, direcionados pelo Projeto de Iniciação à Vida Cristã a ser implantado em nossa diocese”, disse.

Danilo Alves/Com informações da Diocese de Caratinga

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo