DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Líderes comunitários participam de palestra sobre o Outubro Rosa

O trabalho em prol da comunidade diariamente exige de cada líder comunitário a dedicação de seu tempo, para resolver problemas de cada bairro e comunidades rurais.  Mensalmente, o Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (COAMMA) realiza o encontro com o objetivo de discutir idéias, projetos e problemas que os bairros enfrentam. Os líderes comunitários também estão preocupados com fatores que afligem as famílias, e buscam fomentar ações que para serem realizadas dependem de atitude. Percebe-se que alguns assumem a responsabilidade de atuarem nas comunidades de forma participativa nos encontros que discutem os principais problemas da comunidade.

Para facilitar o entendimento das lideranças, a diretoria do COAMMA tem absorvido ideias importantes para o crescimento daqueles que lutam por causa nobre, sobretudo, a de levar às demais pessoas algo que seja de valor à vida. No encontro do último domingo, 14/10, uma palestra foi ministrada para despertar a sociedade sobre a Campanha Outubro Rosa, a data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A farmacêutica e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kellem Miranda, fez uma abordagem clara a respeito da doença, como fatores protetores, a importância de atividade física e hábitos alimentares saudáveis, além das causas de risco que precisam ser monitorizadas por profissionais capazes de diagnosticar a doença precocemente. Segundo kellem Miranda, em 2018 a campanha do INCA no Outubro Rosa, já registrou 59.700 casos da doença e o objetivo da palestra é estimular o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A palestrante enfatizou ainda a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas. Ainda que mulheres de 50 a 69 anos tenham o cuidado para a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) também garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres em todas as faixas etárias. “De pouco a pouco, o tabu está sendo quebrado. As mulheres têm participado de palestras, discutido o assunto amplamente e percebemos que isso tem mudado a consciência das mulheres, que agora    entendem que o câncer tem cura, se detectado precocemente”, ressalta Kellem Miranda.

A presidente do COAMMA, Marines Bragança diz que é papel da entidade elaborar temas importantes e convidar pessoas capacitadas para multiplicar a informação. Ela destaca também a necessidade das mulheres se cuidarem e se preocuparem mais para ter uma vida sempre saudável. A próxima reunião itinerante do COAMMA será no dia 11 de novembro, na Creche Menino Jesus, bairro Engenho da Serra.

Eduardo Satil

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo