DestaqueEsportesRadio AM710Radio FM

Projeto forma campeões mineiros de tiro esportivo

Após nove etapas atletas do Projeto Tiro Esportivo Adaptado de Rendimento (TEAR), desenvolvido pelo Clube de Tiro Guardiões do Caparaó, chegaram na final do Campeonato Mineiro de Tiro Esportivo e conquistaram nada mais, nada menos que 12 pódios. Foram coroados de êxito 02 Campeões Mineiros, 06 Vice-campeões e 04 medalhas de Bronze, além dos demais atletas que ficaram entre os dez melhores do Estado. A final foi realizada na cidade Santa Luzia (MG). Ao final os atletas demonstraram a competência, qualidade e capacidade dessa safra de atletas de alto rendimento.

Brenda Pereira, de Manhuaçu e Alessandro Trevizano, de Ponte Nova foram campeões Mineiros, seguidos por Wilson Moura (Caratinga), Elizângela Pereira (Manhuaçu) e Augusto José (Durandé), que foram os vice-campeões e Alexsandro Gouvêa (Tombos), medalha de Bronze.  Os demais atletas do projeto ficaram entre os dez melhores do Estado. As modalidades que os atletas participaram foram a carabina de ar e pistola de ar – duas modalidades olímpicas e carabina mira aberta de ar, modalidade nacional.

Segundo o organizador do Projeto, Tenente Moura, a conquista só vem reforçar que o trabalho e persistência está valendo a pena. “O Projeto já tem três anos e de lá para cá já foram mais de 100 pódios. Ano que vem o Atleta Alessandro Trevizano embarca para África do Sul, pois foi convocado para a Seleção Brasileira de Tiro Esportivo, e a próxima a ser convocada será a Brenda”, ressalta.

Ainda, segundo o organizador, a iniciativa foi aprovada no projeto Minas Olímpica, com o apoio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Por este instrumento, contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), podem obter incentivo fiscal, desde que sejam apoiadores de projetos esportivos aprovados pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). “As empresas podem apoiar o projeto através da reversão do ICMS que pagam para o Estado. Elas depositam 3% do valor do imposto na conta do clube, e esse montante é debitado do valor que o investidor deve para o Estado, ou seja, ao invés de pagar para o governo a empresa vai investir o este valor no projeto, e terão seu nome vinculado a um projeto social e esportivo. É importante também para os atletas que têm nas empresas uma grande apoiadora do projeto. Os interessados podem entrar em contato com os organizadores do projeto pelo telefone 31 97587-8190”, salienta.

Entretanto, para que as atividades desenvolvidas pelo TEAR prossigam, se faz necessária a implantação de local adequado para o desenvolvimento de esportistas de alto nível, conforme explica Tenente Moura. “A prefeitura nos apoia, mas infelizmente ainda não temos nenhuma posição certa da instituição, e não sabemos se teremos o estande ou se tivermos, se ele vai ficar pronto até fevereiro – data em que será iniciada a temporada 2019. Isso será de grande prejuízo para os atletas e principalmente para a cidade”, frisa o organizador.

Agora os atletas se preparam para a final do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo, que será realizado no Centro Olímpico do Rio de Janeiro, de 21 a 25 de novembro. “Passado o Campeonato Mineiro nós vamos treinar para a final do Campeonato Brasileiro. Quem sabe teremos alguns campeões brasileiros na modalidade. É importante para nós e para a cidade – que fica reconhecida por ser terra natal de atletas campeões de tiro esportivo.

Danilo Alves

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo