DestaqueRadio AM710Radio FM

TL 46 anos: prazer que resiste com o passar do tempo

Há séculos o jornal impresso vem cumprindo um papel significativo na sociedade, trazendo informação e entretendo ávidos leitores que buscam por notícias que tenham um olhar apurado e diferenciado do mundo, e que de alguma forma assemelhem-se a uma doutrina, mostrando o que há de certo e errado acontecendo ao redor. O advento da tecnologia vem gradativamente mudando a forma com que as informações são recebidas e repassadas. Redes sociais, internet e meios de comunicação móveis fazem com que um fato, seja ele boato ou verídico, possa alcançar uma quantidade absurda de pessoas em poucos minutos, e a resposta dessas pessoas também é rapidamente percebida e discutida como se o mundo inteiro fosse apenas uma sala ligada virtualmente.
Todo esse universo tecnológico parece soar como um ultimato decretando o fim do jornal impresso, que deveria ser ultrapassado por não ter velocidade para propagar informação. Porém, este meio vem se adequando a cada nova tecnologia, se atualizando às necessidades sociais e ainda tem leitores fiéis que acompanham todo o conteúdo publicado nas páginas de grandes veículos como o Tribuna do Leste.
No dia do aniversário de 46 anos do jornal, leitores do impresso mais popular de Manhuaçu falam por que o jornal ainda tem relevância.

Nas páginas da notícia

Ter a notícia nas mãos e ler matérias com os temas variados de um periódico são prazeres que apenas os leitores que acompanham a trajetória do Tribuna do Leste desde 30 de setembro de 1972 conseguem entender, e, por isso, passaram este hábito de geração em geração. Para Cário Abi-Ackel, Promotor de Justiça aposentado, o jornal impresso ainda é um dos meios de informação importantes. “Tribuna do Leste representa a voz de Manhuaçu em todas as suas reivindicações. Ele é um jornal democrático, um jornal que estava sempre de portas abertas para o povo de Manhuaçu e para todos aqueles que desejam expressar suas ideias nas páginas do jornal mais importante da região, que é, sem dúvida, o democrático Tribuna do Leste”, reflete.
De geração em geração
Para o advogado Cláudio Melhim Abi-Ackel, filho de Cário Abi-Ackel, o reconhecimento do poder da imprensa foi adquirido em casa. “Para mim, a importância do jornal Tribuna do Leste é ímpar. Numa época em que não havia a facilidade de comunicação, não havia as redes sociais e inexistia comunicação telefônica o Tribuna do Leste foi pioneiro ao integrar as nossas cidades ao entorno de Manhuaçu, possibilitando que todos tomassem conhecimento dos fatos que se passavam em cada localidade e desde então o jornal Tribuna do Leste vem fazendo um belíssimo trabalho em prol do povo da nossa região”, destaca.

Importância do jornal impresso

Uma das vantagens do jornal impresso é que ele proporciona uma sensação de encerramento. Um jornal tem início e fim, uma primeira página e um passado. Quem quer anunciar um produto ou um serviço sabe que a sua marca estará eternizada no papel, que viaja por cidades, pessoas e lugares diferentes. Uma única edição de jornal impresso pode ser lida por várias pessoas. Há todo um conforto e charme em sua leitura, toda uma história envolvendo jornal impresso. Existe também a sensação de informação segura, honesta, naquilo que podemos apalpar.
Por isso, mesmo diante da tecnologia inegável que temos hoje, o jornal Tribuna do Leste nunca perderá o seu posto. Quanto mais dinâmico, mais popular e mais inteligente, mais os leitores apreciarão seu conteúdo. O Tribuna do Leste sobressai por ser um bom jornal, com grandes profissionais, conteúdos interessantes e responsáveis, fazendo com que o leitor procure melhores esclarecimentos com notícias bem construídas. Com todos os avanços tecnológicos que já surgiram, como o rádio e a televisão, e não conseguiram matar o jornal, a internet não o ameaça. Só quem pode destruí-lo é ele mesmo, querendo se igualar a internet ou fazendo mal jornalismo.

Leonardo Medeiros/Danilo Alves

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo