TL 46 anos: passado e presente se misturam nas páginas do jornal
Fundado em 30 de setembro de 1972, o Jornal Tribuna do Leste se reinventou ao longo do tempo. Nesse momento de comemoração pelos seus 46 anos, continua sendo a grande referência de comunicação para vários municípios da Vertente Ocidental do Caparaó. São muitos anos de trabalho, dedicação, serenidade com o mesmo perfil e forma de abordagem aos diversos assuntos, sempre com a mesma importância para que a sociedade possa estar informada a respeito dos fatos. O projeto do jornal impresso foi idealizado pelo jornalista Padre Júlio Pessoa Franco, que, em 1972, percebeu que a região sentia falta de um jornal que fosse além dos veículos de comunicação existentes e que pudesse, em médio prazo, cumprir verdadeiramente o papel de colocar a região na vanguarda do desenvolvimento. Àquela época, a sociedade compreendeu a importância do surgimento do Tribuna do Leste, como alternativa de comunicação social para a cidade e região.
Desde o início, o Tribuna do Leste produziu em seus leitores a sensação de informação segura, honesta, naquilo que pode ser apalpado. Tendo como objetivo principal fazer um jornalismo de qualidade, comprometido com o leitor, o TL sempre foi um jornal dinâmico, popular e inteligente, buscando independência, pluralidade e objetividade.
Há quem diga que o impresso não sobreviverá aos avanços tecnológicos, especialmente com a invasão das mídias digitais. O rádio viveu crise muito semelhante quando surgiu a televisão e também não faltaram os que antecipassem a sua morte. O que se viu foi que o rádio nunca mais voltou a ser o centro das atenções do público, condição de que desfrutou nos anos 1920, 1930 e 1940, mas acabou por encontrar funções sociais relevantes, ainda que mais modestas, sobrevive com galhardia e é em geral um bom negócio.
A mídia impressa traz sempre um relato do cotidiano para todos com os fatos e análises, podendo propiciar melhor leitura e esse é um forte argumento a favor dela. Para conquistar e satisfazer o leitor é preciso criar um vínculo de confiança que não pode ser rompido.
Ao longo dos seus 46 anos de história, o Jornal Tribuna do Leste cumpre seu papel de entregar um produto de qualidade e imparcialidade. No momento em que os jornais experimentam o avanço das plataformas digitais e passam a produzir conteúdo também para a mídia eletrônica, o Tribuna também segue esse novo modelo de comunicação. Padre José Raimundo, carinhosamente chamado de “Pe. Mundinho”, é o atual diretor do Tribuna do Leste, sucedendo o amigo Padre Júlio Pessoa Franco, que faleceu no dia 21 de julho de 2018, deixando seu legado de homem empreendedor e à frente do seu tempo. Nessa “nova caminhada” Padre Mundinho tem promovido mudanças importantes e determinantes para esse novo estilo de comunicar, preservando a essência e o tradicionalismo do mais conceituado veículo de comunicação regional. “O jornalismo sempre foi um instrumento importante no cotidiano da comunidade, não só trazendo à tona os fatos, mas influenciando na vida dos cidadãos e cidadãs, pois é o registro dos acontecimentos que ficam gravados na história. Feliz a comunidade que tem e mantém um jornal, porque ele se torna uma fonte significativa para o patrimônio cultural da comunidade, oferecendo informes e registros para os futuros pesquisadores e historiadores. Os fatos acontecem, mas nem todos têm a sensibilidade de armazenar informações sobre o ocorrido. Por isso, o jornal da comunidade, é um tesouro apreciável, que preservará a história e a identidade da comunidade” – disse Pe. Mundinho.
Diferentemente de outras épocas, quando as ferramentas de produção de um impresso eram limitadas, o jornal voltou a ser “rodado” na gráfica O Lutador em Belo Horizonte, mas com envio de arquivos por meio de internet, facilitando todo o processo até ser entregue ao leitor. A era digital também permite mais qualidade no trabalho dos jornalistas, seja em um registro fotográfico, ou mesmo na digitação de um texto, antes se utilizando de máquina de escrever, hoje à frente de modernos computadores. “Vivemos a era da informática. Equipamentos avançados preenchem nossa realidade da comunicação. Essas inovações nos beneficiam e favorecem grandemente a transmissão da informação. Estamos ocupados no jornalismo produzido pelo sistema Tribuna com a novas tecnologias. Não podemos ficar para trás e por isso estamos atentos, nos adaptando e nos capacitando para oferecer ao nosso público um jornalismo de qualidade, também no âmbito da inovação tecnológica. Atualmente já produzimos, além da notícia em texto, as imagens em um moderno estúdio de áudio e vídeo. Lançamos nosso portal e em breve ele deve oferecer novo design, no intuito de facilitar o acesso e a agilidade no manuseio, agregando a qualidade estética dos conteúdos, sem perder a qualidade da notícia e da informação correta, que é o nosso grande ideal na comunicação” – finalizou o diretor.
Tudo que é de mais moderno está a serviço do Tribuna do Leste atualmente, o que significa que ele se reinventa, sem deixar de lado a sua tradição e o seu merecido título de grande referência na comunicação regional.
Klayrton de Souza