Prefeitos da região se organizam para enfrentar a crise
Muitos municípios da região, especialmente de menor porte, estão enfrentando enormes dificuldades financeiras, comprometendo serviços básicos como saúde e educação. Buscando medidas para amenizar a crise, um grupo de prefeitos resolveu se organizar para adotar medidas para juntos superar o momento delicado. Na última segunda-feira, 17, os administradores das cidades de Chalé, São José do Mantimento, Taparuba, Durandé, Conceição de Ipanema, Pocrane, Santana do Manhuaçu, Simonésia, Lajinha e Ipanema reuniram-se para o primeiro encontro de Prefeitos de algumas cidades da região Leste de Minas Gerais.
A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Chalé e foi pautada pela necessidade de os municípios se organizarem para adotar medidas que visam solucionar os problemas enfrentados por cada cidade representada. “Tivemos a oportunidade de falar sobre as dificuldades que cada um enfrenta dentro da realidade do seu município e propormos um novo encontro para a próxima semana, quando cada prefeito vai sugerir quais medidas entendem que devemos adotar. Vamos alinhar as ideias e buscar soluções de enfrentamento da crise que assola a todos nós, e que começa a comprometer, dentre outras coisas, até a folha de pagamento dos nossos servidores”, destacou Carlos Rodrigues da Silva, prefeito de Chalé.
O primeiro encontro de prefeitos foi registrado em ata e a partir de agora todos vão estar em constante contato por meio de um grupo de WhatsApp. A segunda reunião foi realizada no dia 24 de setembro na cidade de Conceição de Ipanema. “Não se trata de uma organização oficial. O primeiro encontro foi iniciativa dos próprios prefeitos e ficou acordado que vamos nos reunir até que tenhamos soluções efetivas para solucionar os problemas enfrentados por cada um. Os repasses hoje são muito pequenos diante das demandas de cada município e se continuar assim não vai bastar o nosso empenho para administrar, porque os recursos são insuficientes”, finalizou o prefeito de Chalé.
Na maioria dos 10 municípios representados na reunião, o poder legislativo é solidário com a iniciativa e tem apoiado os encontros. A ideia do grupo de prefeitos é somar força cada vez mais e buscar, por meio da organização, um diálogo mais próximo com outras esferas governamentais.
Klayrton de Souza – Tribuna do Leste