Programa Criança Feliz fortalece o desenvolvimento infantil em Manhuaçu
Apesar da dificuldade com que crianças mais carentes passam a sua infância, muitas vezes sem um acompanhamento adequado dos pais, a situação é um pouco melhor do que alguns anos atrás. Em Manhuaçu, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social irá promover a implantação do Programa Criança Feliz, justamente para auxiliar especificamente crianças de zero a seis anos, para que tenham um acompanhamento mais adequado e um desenvolvimento mais saudável.
Segundo a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, o lançamento oficial da campanha ocorrerá na próxima quinta-feira, 23, às 14h, na Creche Menino Jesus, no bairro Engenho da Serra. Em seguida, na sexta-feira, 24, a iniciativa será apresentada aos moradores do bairro Matinha, no salão Comunitário. “Convidamos as mães – que possuem crianças com até seis anos e que sejam beneficiarias do Programa Bolsa Família, além das gestantes, para que venham participar conosco e conhecer mais sobre o “Criança Feliz”, disse.
Giuzaina Gregório reitera que os visitadores do programa Criança Feliz foram contratados e já estão levando orientações às famílias sobre a melhor maneira de estimular o desenvolvimento dos filhos na primeira infância e acompanhando as famílias durante todo o trabalho. O visitador é o profissional responsável por planejar e realizar a visita domiciliar as famílias do Programa Criança Feliz, com apoio e acompanhamento do supervisor.
Sobre o programa
O Programa Criança Feliz surgiu como ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam aos seus/suas filho(a) ferramentas para promover seu desenvolvimento integral. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.
Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.
Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.
Objetivos
De acordo com a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, o “Criança Feliz”, busca promover o desenvolvimento infantil integral, apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança, cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade, fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças, estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas, facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.
A população beneficiaria é composta por gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias, e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo.
Danilo Alves