DestaqueEsportesRadio AM710Radio FM

Atleta de Manhuaçu se destaca no Mountain Bike

É de Manhuaçu um dos principais atletas do Mountain Bike brasileiro. Líder com sobras na sua categoria no Campeonato Mineiro e também na ponta do ranking nacional, Ygor Nascimento coleciona conquistas importantes. O atleta de 23 anos carrega na bagagem a tradição da família em se destacar nesse esporte. O tio dele, Ronildo Dias, também é um multicampeão. O irmão Diogo Nascimento, de 18 anos, segue no mesmo caminho. Além desse DNA de campeão, Ygor tem outra característica que favorece bastante. O porte físico do competidor é totalmente propício à prática desse esporte. Em meio a tantas qualidades, o atleta manhuaçuense tem também uma dedicação extrema. Todos os dias são pelos menos 3 horas de treinamento em terrenos distintos e mais trabalho em academia com rotina de três vezes por semana. “Para conquistar meus objetivos preciso me dedicar. Não tenho meio termo. Ou treino bastante, ou fico para trás. Meus adversários são muito bem preparados e eu preciso me preparar muito para ficar igual ou melhor que eles”, disse Ygor Nascimento.

Junto a todo esse esforço para se manter em forma e competir, o atleta tem outros desafios importantes, como conseguir patrocínio para custear as viagens e as inscrições para as provas. Algumas empresas e empresários como a loja Pedal Plus, Mecânica Machado, Agrocontat e a academia Crossfit Manhuaçu apoiam o ciclista, mas o trabalho como mecânico de bikes na sua própria casa, no Bairro São Vicente, ajuda na manutenção do sonho de ir cada vez mais longe. “Na maior parte das competições que vou, encontro atletas que vivem exclusivamente para o esporte e do esporte. Esses adversários têm patrocínios que ajudam a custear sua rotina de treinamentos, alimentação, inscrição em provas, transporte e até outras necessidades do dia a dia. Eu conto com apoios importantes, mas não posso parar de trabalhar, muito menos deixar de bater de porta em porta a cada competição. Se ao menos o poder público de Manhuaçu me desse algum incentivo, como custear minhas inscrições, tenho certeza que levaria o nome da cidade muito mais longe” – lamentou o atleta.

As despesas de Ygor nascimento agora são maiores. Isso porque ele tem levado o irmão Diogo para competir também. Aliás, Diogo era uma criança sedentária e com quadro de obesidade. Em meio a treinos e muito incentivo da família, o jovem perdeu mais de 40 kilos apenas treinando e se alimentando melhor. O resultado de tanto empenho é a atual terceira colocação no ranking estadual na categoria sub-23. Os irmãos Nascimento estão muito próximos de conquistar o campeonato organizado pela Federação Mineira de Ciclismo. As chances de Ygor são maiores, mas Diogo segue firme na busca da ponta da tabela.

Em cada prova, um novo desafio. No XCM e XCO sub-30 Elite Masculino, competição que Ygor lidera no mineiro e no brasileiro, existe uma variação de terreno e circuito. As etapas são disputadas hora em circuito aberto, hora em circuito fechado. “Minha especialidade é o XCM que é uma prova de maratona, bem mais longa, com duração média de três horas, normalmente em terrenos acidentados e de chão batido. Já fiz percursos que duraram até seis horas e me dei bem” – destacou Ygor nascimento.

O atleta manhuaçuense pedala há 10 anos, mas compete há 8. Já se tornou um profissional e é reconhecido pelas principais entidades do esporte. Os próximos desafios de Ygor Nascimento já têm data. No próximo final de semana, no Espírito Santo, o competidor vai disputar mais uma etapa do brasileiro e tentar se manter como líder do ranking. Nas semanas posteriores os desafios são as duas etapas restantes da Copa Internacional de MTB em São Paulo e Congonhas-MG. “Também estou me preparando para o Iron Bike 2018, que é uma prova muito famosa e muito disputada. Nessa competição estão somente os melhores e eu tenho o orgulho de fazer parte. Além disso, vou até o fim do ano participando de outras provas que valem pontuação para o Ranking Nacional e Estadual, tentando manter os títulos que conquistei no ano passo” – finalizou Ygor.

Manhuaçu já sediou grandes provas do Mountain Bike. Hoje elas já não acontecem mais, o que de certa forma frustra os atletas de ponta que tem na cidade. Em compensação, o município consegue se destacar em outro tipo de competição de ciclismo. A pista de Bicicross que fica no clube do sol, ás margens da BR 262, é referência em todo o país. Todos os anos os adeptos desse esporte em circuito fechado conseguem competir em casa. Esse diferencial tem promovido evolução constante para os praticantes da modalidade dessa região. A realidade do MTB é um pouco diferente, mas ainda assim Manhuaçu tem um grande campeão. E esse campeão tem nome e sobrenome de atleta de ponta: Ygor Nascimento.

Klayrton de Souza

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo