Um mineiro e um capixaba são os campeões do Regional do Café 2018
Terminou neste domingo, 08, o Campeonato Regional do Café de Futebol. A bola começou a rolar no dia 25 de fevereiro e contou com a participação de 14 cidades dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A competição é disputada nas categorias aspirante e titular. Um mineiro e um capixaba venceram a edição deste ano e comemoraram muito a conquista do torneio que é considerado o principal do futebol regional. O evento é organizado pela Central do Esporte Assessoria Esportiva, com apoio da LEAM – Liga de Esportes Amadores Municipais e da APEF – Associação dos Professores de Educação Física de Manhuaçu e Região.
Decisão de categoria titular
O tradicional Esporte Clube Santa Helena de Caputira e o Irupi Futebol Clube do Espírito Santo fizeram a final da categoria principal do “Cafezão -2018”. Depois de brilharem nas fases de classificação, os times duelaram em partidas de ida e volta valendo o título. O primeiro confronto aconteceu no domingo, 01, no Estádio Renive Machado em Irupi-ES. A partida foi marcada por muitas oportunidades de gol, com o placar final de igualdade no marcador: 2 a 2. Com o resultado, a definição do campeão ficou para o Estádio Municipal de Caputira, onde centenas de torcedores compareceram para apoiar. Para decepção dos anfitriões, o time de Irupi venceu o jogo pelo placar de 2 a 1 e comemorou a conquista. É o segundo ano consecutivo que um capixaba vence o Campeonato Regional do café na categoria titular. Em 2017 o título para o Juventus de Iúna. Desta fez a festa foi do time de Irupi.
Decisão da categoria aspirante
A final dos aspirantes foi disputada por dois mineiros. O time do distrito de Prata de Lajinha enfrentou o Simonésia FC. Com uma campanha impecável nas fases classificatórias, o Prata de Lajinha não tomou conhecimento do adversário e venceu os dois duelos da grande final. No primeiro jogo, ocorrido no dia primeiro de julho, vitória pelo marcador de 2 a 1 na casa do adversário. Jogando em seus domínios, diante da sua torcida, o Prata foi ainda mais incisivo e goleou pelo placar de 3×0. Com o isso, o Prata de Lajinha, uma das equipes mais jovens na competição, festejou diante da usa torcida.
Balanço final
O Campeonato Regional do Café 2018 distribui aproximadamente 15 mil reais em prêmios e teve a duração de pouco menos que cinco meses. A educadora física Liliane Lopes Araújo, idealizadora e uma das organizadoras da competição, comemorou mais um ano de sucesso. “Eu e minha equipe de organização estamos muito felizes com o Cafezão-2018. O balanço que fazemos é altamente positivo. Gostaria de parabenizar todas as equipes participantes e, de forma especial, aos dois campeões. Jogaram muito e mereceram a conquista” – atestou. Disse ainda que o pensamento já está em 2019. “Cada ano que passa queremos fazer uma competição melhor. Esperamos que no ano que vem possamos contar com as mesmas equipes e que apareçam novos times. Logo que termina uma competição já começamos a idealizar a próximo. Então, que venha o Regional do Café 2019” – finalizou Liliane.
Klayrton de Souza