APAE Manhuaçu inaugura academia e Centro-Dia
A APAE de Manhuaçu promoveu uma cerimônia festiva na tarde de sexta-feira para comemorar a Inauguração da Academia Apaeana e o espaço do Centro-Dia de Atendimento.
A inauguração da Academia Apaeana e do Centro-Dia representam a realização de mais dois sonhos da entidade. Eles permitem a continuidade do cumprimento da missão de prestar serviços da Rede de Cuidados e Proteção Social Especial, na prevenção da obesidade e do sedentarismo, sob a perspectiva da inclusão da pessoa com deficiência.
A cerimônia foi prestigiada pelos familiares e usuários dos serviços da APAE e também pelos estudantes da Escola Estadual Pearl White Slaib Fadlala.
Na primeira parte, a mesa foi composta pelo Presidente da Apae de Manhuaçu, Xerxes Alves Albéfaro Farini; a Prefeita Cici Magalhães, o presidente da Câmara Jorge Augusto, Deputado Estadual João Magalhães, vice-prefeito Renato Cezar Von Randow (presidente de honra da APAE), deputado federal Subtenente Gonzaga, Conselheiro Regional das APAEs da Zona da Mata II, João Pessoa Cunha, a Superintendente Regional de Ensino de Manhuaçu, Vitória Magalhães Serri, e o Provedor do Hospital César Leite Sebastião Onofre Carvalho.
Também participaram a educadora Karla Bittencourt Silva, representando a Diretora da Escola Estadual Pearl White Slaib Fadlala, os secretários municipais Flânio Alves, Gena Clara, Giuzânia Gregório, Sandra Cerqueira, Luiz Carlos (SAAE), Romilson Barroso (Samal), vereadores Rodrigo Santos, Giovanni Hott, Berenice Maria, e a diretora Rita da APAE Caratinga.
Em suas palavras, o presidente da APAE Manhuaçu destacou: “O agradecimento especial a todos os integrantes do Movimento Apaeano de Manhuaçu e do Estado de Minas Gerais, que nos motivam a seguir nessa luta”, afirmou Xerxes Alves.
Destaques
A cerimônia ainda teve destaque para o Hino Nacional Brasileiro executado pelo Sargento Kléber Lucas da Silva, da Banda de Música do 11º BPM.
Depois ainda aconteceu uma apresentação dos usuários do centro de convivência e da Escola Pearl White, que foram premiados no Festival Regional das APAEs realizado em Caratinga e irão disputar o Festival Estadual de Artes em Poços de Caldas no mês de setembro. O Grupo Arte APAE dublou a música Sandra Rosa Madalena, do cantor Sidney Magal.
O final foi com o descerramento das placas inaugurais.
A academia de ginástica Apaeana foi estruturada com os recursos de emenda parlamentar do deputado estadual João Magalhães no valor de 130 mil reais.
O espaço do Centro-Dia é uma Unidade Especializada, tipificada no SUAS – Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas famílias; de abrangência municipal; se destina a atender usuários, jovens e adultos com idade entre 18 e 60 anos, com deficiência em situação de dependência.
Tele-APAE
O Tele-APAE um serviço de telemarketing que é um dos diferenciais da entidade no município. São aproximadamente 6,2 mil doadores da região (entre eventuais e fixos), que garantem 40% da arrecadação da Apae, mensalmente, e mantêm a instituição em funcionamento.
“A APAE de Manhuaçu agradece a todos, em especial os doadores do Tele-APAE, que confiam no nosso trabalho, financiando a realização de diversos projetos e garantindo a manutenção da entidade que atende hoje mais de 400 usuários”, finalizou o presidente Xerxes Alves.
O Centro-Dia é um projeto em que a comunidade de Manhuaçu participou ativamente. “Foram doações de parceiros e do Tele-APAE que ajudaram a construir esse novo espaço. Realmente, é um sonho que todos abraçaram e agora é realidade”, afirmou .
A APAE atende jovens e adultos portadores de deficiência com oficinas, atividades de lazer, esporte e atendimentos especializados. “São pessoas de um público que a Escola não tem como atender. Esse local traz um ganho para os alunos e concretiza um sonho da nossa equipe de poder atingir todos os nossos públicos”, finalizou.
Carlos Henrique Cruz/ Jailton Pereira