DestaqueMeio AmbienteRadio AM710Radio FM

Consultor ambiental destaca preocupação com degradação

WhatsApp Image 2018-06-06 at 11.24.42 (Copy)Todos os dias muitos olhares fixam em tantos objetos, que são parte do encantamento dado pela natureza, que agora não consegue respirar para que a vida lhe seja garantida. Diariamente ouvimos questões que nos conduz a uma reflexão sobre o que está ocorrendo com o planeta, devido as ações desenfreadas praticadas pelo homem.

O meio ambiente é agredido, as degradações acontecem bem perto de forma devastadora, embora, hoje seja um dos assuntos mais discutidos por todas as pessoas. Percebe-se o desmatamento e a degradação de áreas, que deveriam ser preservadas pelo homem são consumidas de maneira assustadoras.

A alteração da natureza promovida pelo homem de forma impensável e descontrolável tem possibilitado que a degradação aumente gradativamente, além de uma série de situações que têm colaborado para que haja essa devastação com o aumento populacional e, na consequente pressão que esse crescimento proporciona sobre o meio físico seja talvez uma posição muito simplista, que pode ser a causa, mas não a única, nem a principal.

DOURADA1 (Copy)A própria sociedade tem sido, ao longo dos anos a principal causadora da degradação ambiental, diante de uma comparação e análise, levando-se em consideração a relação de subsistência em se tratando da degradação causada pela sociedade.

Em entrevista à reportagem Tribuna do Leste, o consultor ambiental Gabriel Guerra relata sua preocupação ao deparar com o comportamento do homem, que depende da terra, da água e do meio ambiente que vai lhe garantir vida longa e, ainda o bem-estar aonde vive.  Mesmo assim, em vários lugares a cena mais comum é a degradação ambiental, que inicia a partir da maneira com que é enxergada uma boa parte da Mata Atlântica, que está sendo destruída de pouco a pouco, para dar espaço a um determinado cultivo.

DOURADA3 (Copy)Gabriel Guerra lembra que o Dia Mundial do Meio Ambiente é o momento de uma reflexão, sobre os desafios que os defensores das questões enfrentam a fim de evitar que as florestas existentes sejam destruídas pela ganância. Há a necessidade de cuidar do meio ambiente, já que a cada dia que passa ele vai sendo destruído pelo ser humano. O que muitos não raciocinam é que o mundo de amanhã será o mundo dos nossos filhos, netos. Isso se ele ainda existir. Portanto, devemos nos preocupar com ele e preservá-lo.

O consultor ambiental destaca também que na região, muitos preocupam em preservar uma parte de mata conforme está explícita na legislação, enquanto outros sequer têm a consciência de uma conduta conservadora. A região que é predominante de Mata Atlântica, possui apenas 7% de área preservada. Dentro do que é proposto, o caminho que deve ser seguido para a mudança do cenário, pela valorização do meio ambiente, adoção de princípios éticos, cuidado com a preservação, reparação e repressão aos danos ambientais são alguns conceitos fundamentais. “Por sermos cidadãos cristãos, há a necessidade que tenhamos uma conduta condizente, ao respeito que todos precisam ter é com a preservação e a qualidade do meio ambiente, que é o nosso maior tesouro”, detalha o consultor Gabriel Guerra.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo