CidadeDestaquePolicialRegional

Levantamentos mostram índices de criminalidade em Manhuaçu e região

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), através do Portal Números www.numeros.mg.gov.br apresentou índices criminais dos 853 municípios e de todas as regiões do Estado. Entre os dados levantados constam índices de furtos – tentados e consumados, roubos – tentados e consumados, e homicídios – tentados e consumados. Os dados apresentados foram atualizados até o dia 29 de maio de 2018. O delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Carlos Roberto Souza, informa que os índices são acompanhados pela Secretaria de Segurança Pública há mais de 10 anos, e o monitoramento nos últimos quatro anos ocorre em virtude de ser um período suficiente para identificar a evolução dos índices criminais.

1Furtos

Em Manhuaçu, o número de furtos tentados por município vem caindo desde 2014, e teve o seu ápice em 2015, quando houve 141 tentativas de roubo. Desde então, as estatísticas decaíram para 127 vezes em 2016, 97 em 2017, e até maio deste ano se encontrava em 50 tentativas. ‘Foram registradas quedas drásticas das tentativas de furtos em Manhuaçu”, observa Dr. Carlos Roberto Souza.

Os índices de furtos consumados apresentam variações nos últimos 4 anos, sendo que em 2017 foram contabilizados 1593 atos – o maior do quadriênio. E neste ano, até maio, foram contabilizados 535 furtos na cidade. Lembrando que Manhuaçu é a maior entre as cidades monitoradas. “Foram catalogadas significativas quedas nos quatro primeiros meses deste ano, com mais de 30% de redução dos furtos consumados”, reitera o delegado Regional de Polícia Civil.

Roubos

Os índices de roubos tentados em Manhuaçu neste ano chegam a 5, contrastando com 21 em 2017, 17 em 2016, 22 em 2015 e 16 em 2014. Já os índices de roubos consumados nos últimos quatro anos foram o seguinte: 140 em 2014, 180 em 2015 e 2016, 209 no ano passado e 55 até o presente momento. “Investigações de crimes contra o patrimônio, seja o roubou ou o furto, para serem apurados precisam da participação de pessoas nos ajudando de forma mais ativa, e isso nós estamos conseguindo essa confiança e apoio da população”, enfatiza o delegado Regional de Polícia Civil.

Homicídios

2De acordo com Dr. Carlos Roberto Souza, com o recebimento de mais investigadores, a implementação de mais recursos, a inclusão de aparatos tecnológicos, e uma apuração do método investigativo, aumentaram significativamente o índice de apuração de homicídios – tentando ou consumados, em Manhuaçu e região, mesmo que a taxa deste crime não esteja caindo, segundo os índices levantados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Segundo o levantamento, Manhuaçu contabilizou 7 homicídios consumados neste ano. Menos da metade do número registrado no ano passado, quando a conta chegou a 15, mesma proporção de 2016. Os números ganham certo destaque se comparados aos anos de 2014 e 2015, quando foram registrados, respectivamente, 9 e 7 homicídios consumados no ano. Esses índices podem ser comparados as tentativas deste crime na cidade, quando ocorreram 30 tentativas em 2014, 24 em 2015, 17 em 2016 e 2017, e 12 somente neste ano.

Para o delegado Regional de Polícia Civil, o foco hoje são os crimes de homicídios, para que haja uma reposta de forma imediata. “E os recursos, humanos ou tecnológicos, que atualmente temos para as 24 cidades que integram a 6º Delegacia Regional de Polícia Civil de Manhuaçu, consiste na apuração de todos os homicídios que estiverem em aberto. Temos um cronograma de 180 dias – que iniciou em maio passado, para a conclusão de um número determinado de inquéritos de tentativas de homicídio, lesão corporal de natureza grave e de homicídios consumados”, explica.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo