CidadeRadio AM710Radio FMRegional

Conselho Municipal de Trânsito discute estacionamento de veículos de carga

O Conselho Municipal de Trânsito realizou na última terça-feira,05 a segunda reunião, com o objetivo de discutir com os comerciantes das áreas Central e Baixada a instalação de placas de carga e descarga, bem como os horários considerados mais críticos que descongestionam as vias principais. Também participaram da reunião, a prefeita Cici Magalhães e o Secretário Municipal de Planejamento, Bruno Spínola.

As reuniões   estão acontecendo desde a realização da Conferência Municipal de Trânsito, realizada no dia 24 de março, que contou com a participação da sociedade civil. Vários pontos foram levantados como sendo fatores problemáticos, que impossibilitam a fluidez dos veículos que circulam pela cidade.

Durante esse período foi feito um levantamento, para implantar algumas mudanças consideradas essências, tais como o horário para a entrega de carga nos pontos comerciais, estacionamento em locais considerados irregulares e, a possibilidade de as mercadorias serem entregues em carros de menor porte, para evitar o congestionamento.

A discussão entre os comerciantes e os conselheiros foi de abrangência ao “caos”, instalado na área central, bem como o setor da Baixada que tem um trânsito “pesado”, requer paciência, cautela e muita compreensão. Para alguns, o ideal seria proibir o estacionamento de carros de um lado e outro da via. Para outros, a consciência torna-se fator importante para evitar tumulto nos horários de pico, em que a pressa fica presente naqueles que utilizam o trânsito.

Em entrevista à reportagem, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Dr. Carlos Roberto de Souza disse que, simultaneamente as reuniões vão acontecendo no sentido de ouvir todos os segmentos, para opinar na melhoria do trânsito em Manhuaçu. O presidente do conselho considera que o comércio local é muito pujante e, por isso a participação dos empresários para discutir essa mudança no trânsito é fundamental e, os avanços tornam -se significativos.

Os participantes debateram sobre o estacionamento de veículos de carga, e será viabilizado pelo Conselho Municipal de Trânsito a ação. Enquanto não acontece a criação do Departamento Municipal de Trânsito, a prefeitura ficará responsável pela fiscalização. “Acreditamos que até agosto, tenhamos a fiscalização feita por policiais de trânsito, por meio de um convênio firmado entre município e a Polícia Militar. Também está sendo viabilizado o concurso para agentes de trânsito, que irá ajudar muito na organização do trânsito de veículos”, explica Dr. Carlos Roberto de Souza.

A reunião trouxe boas ideias, que serão “lapidadas” pelo Conselho de Trânsito, que estará elaborando um cronograma a fim de atender a demanda, dentro do que foi estabelecido pelos comerciantes. Eles consideram que o impacto na mudança será positivo.

As próximas reuniões contarão com a participação das escolas, classe médica, clínicas, área da saúde, donos de farmácia e até mesmo os que transitam diariamente em seus carros de passeio, para trazer novas ideias para uma mudança que atenda às necessidades existentes e os usuários da via.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo