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Dia Mundial da Educação: data celebra o direito ao conhecimento e suas garantias legais

Neste sábado, 28/04, é celebrado o Dia Mundial da Educação. A data faz referência a um encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação realizado entre 26 e 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, onde foi assinado um documento no qual estes países se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.

Infelizmente, o objetivo não foi atingido totalmente. Alguns avanços aconteceram, mas nem todos os povos têm acesso a uma educação de qualidade, que era o objetivo principal do Fórum. Ainda não é possível comemorar uma conquista completa, portanto, o Dia da Educação talvez deva ser utilizado como uma data para que todas as esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal), bem como, as iniciativas privadas repensem as estratégias e prioridades sobre a educação, já que somos uma “Pátria Educadora”, que necessita formar e eleger líderes que tornem este nosso nome uma realidade.

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De acordo com o diretor da Escola Estadual Cordovil Pinto Coelho, Oziel Mendes de Paiva, a boa educação é a base para uma nação evoluída e justa. Segundo ele, as pessoas que têm oportunidade de acesso a uma educação de qualidade, podem aumentar chances de ter uma vida digna e de exercerem a cidadania de forma plena, colocando em prática tanto seus direitos como suas obrigações. “A educação é um direito fundamental de todos os brasileiros e um dever do Estado. É o que está escrito na Constituição Federal de 1988. Além disso, a educação abre portas para outros direitos, como saúde, trabalho e lazer. Portanto, o tema educação engloba toda a sociedade brasileira, em todas as idades (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos), nos mais variados níveis de ensino (educação infantil, educação básica, educação de jovens e adultos, educação universitária), em todas as classes econômicas e em todos os estados brasileiros”, elucida.

O educador salienta que o processo de educação começa com a família: os pais ensinam aos filhos o que julgam ser certo e como devem se comportar. Isso acontece principalmente com o exemplo que dão no dia a dia, por meio de sua forma de agir dentro de casa e de se relacionar com o mundo de forma geral. “O fundamental é a criança se sentir amada e ter referências e ensinamentos que a ajudem a “ler o mundo” e a se comportar dentro e fora de casa”, acrescenta.

Parceria

A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

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Segundo Oziel Mendes de Paiva, existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. “Cabe a família valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho. Ao educandário, é recomendado que abra as portas para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola”, destaca.

 

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

O direito a educação no Brasil

A maior parte do conhecimento humano se dá a partir do processo de educação. E quando falamos em educação, nossos pensamentos nos remetem às escolas, alunos, educadores, materiais e tudo o que faz parte do universo escolar. No Brasil, tanto a escola (espaço físico) quanto o sistema educacional, envolvem contentamentos, avanços e grandes desafios.

O papel do estado é relevante para as políticas públicas de educação porque está na Constituição Brasileira que cabe ao Estado a obrigatoriedade do estudo gratuito dos 4 aos 17 anos, do acesso ao ensino pelos portadores de deficiências e os que não tivera, chances de estudar quando jovens e além disso é responsável pela administração do serviço educativo o que deve gerar bem-estar social e econômico e melhorar as condições salariais e fornecer material de trabalho aos professores.

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Segundo a diretora da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu, Vitória Magalhães, o país apresentou avanços nas últimas duas décadas, como o acesso quase universalizado ao ensino fundamental para a população de 7 a 14 anos, o aumento da proporção de jovens na idade própria que se encontra no ensino médio (o que aponta um expressivo avanço no acesso à educação secundária), além da redução das taxas de analfabetismo entre jovens e adultos e o aumento no acesso ao ensino superior. “ O Brasil realmente alcançou avanços significativos no combate ao analfabetismo, na universalização do ensino fundamental, nas avaliações de seu sistema de ensino, no financiamento do ensino básico, na ampliação de vagas no ensino superior, entre outras coisas. Mas, claro que ainda existe um longo caminho a ser percorrido até que sanemos todos os problemas ou, ao menos, melhoremos muito as condições do nosso ensino. Por isso, neste dia 28 de abril, vale a pena relembrar e comemorar tanto os passos importantes dados quanto se aprofundar e cobrar os compromissos assumidos para que a educação seja para todos”, finaliza.

 

Danilo Alves

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