DestaqueRadio AM710Radio FMTrânsito

Pedestres reclamam da falta de atenção de motoristas e motoqueiros nas ruas

Pressa, distração, imprudência e descaso. Muitos motoristas, simplesmente, ignoram as faixas nas vias e os pedestres têm que se virar para atravessar. O desrespeito de alguns condutores está a cada dia maior e a consequência disso é a grande ocorrência de acidentes.

Átila Gonçalves Benedito pede apenas a compreensão dos motoristas e motoqueiros, para que respeitam a faixa e o pedestre
Átila Gonçalves Benedito pede apenas a compreensão dos motoristas e motoqueiros, para que respeitam a faixa e o pedestre

No início da semana, o jovem Àtila Gonçalves Benedito, morador do bairro Engenho da Serra caminhava com o seu pai e quando foi atravessar na faixa próximo ao Estádio J.K. quase foi atropelado por uma moto. O motoqueiro, de forma desrespeitosa, não parou como os demais, para que os dois pudessem atravessar com tranquilidade. Ao acelerar, pai e filho ficaram revoltados com a falta de respeito.

Um dos pontos de maior reclamação na cidade é o entroncamento da Praça Cinco de Novembro com a Rua Luiz Cerqueira e Amaral Franco, na faixa de pedestre. Neste ponto, já ocorreram acidente com vítimas fatais. Pedestres também acabam atravessando sem observar cuidadosamente o sinal. O descumprimento dessa ordem é comum no local e pode ser notada diariamente.

Àtila Gonçalves ressalta ainda que na região da baixada a situação de desrespeito para com a faixa também ocorre. Ele reclama da atuação de um motorista, placa de aluguel, que desobedeceu a faixa de pedestre, no momento em que ele e seu pai realizavam a travessia. “O que eles fazem aqui é totalmente ilegal e a falta fiscalização por parte dos órgãos de trânsito faz com que eles promovam o desrespeito. Várias pessoas quase foram atropeladas por causa da irresponsabilidade de motoristas e motoqueiros. Isso é um absurdo. Além do mais, algumas faixas precisam de revitalização”, comenta o morador.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista que não respeita a faixa de pedestre comete uma infração grave com pena de multa, além de cinco pontos na carteira de habilitação. Os pedestres têm a preferência e os motoristas devem deixá-los atravessar nos locais onde existe a faixa, mas não existindo semáforo. Caso isso não seja respeitado, também configura infração. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ao longo de seus 20 anos, tenta mediar a circulação de veículos automotores, veículos não motorizados e pedestres de forma a minimizar riscos de acidentes.

Com a criação do Conselho Municipal Trânsito, mudanças poderão acontecer e caso seja constituída a Guarda Municipal, a fiscalização poderá acontecer em vários pontos, bem como autuações para todos os casos constatados, principalmente o desrespeito de alguns à faixa de pedestre. Enquanto isso, os pedestres pedem é que os motoristas e motoqueiros tenham o devido respeito, e não promovam a imprudência no trânsito que mata todos os dias.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo