DestaqueEducaçãoRadio AM710Radio FM

APAE promove Fórum Local de Autogestão

Presidente da APAE, Xerxes Alves Albéfaro - CopiaCom o objetivo de proporcionar um espaço de ampla discussão e uma visão diferente à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, a APAE de Manhuaçu realizou na manhã desta quinta-feira, 26/04, o Fórum Regional de Autogestão, Autodefensoria e Família 2018. A abertura do evento contou com a presença do presidente da APAE, Xerxes Alves Albéfaro Farini; o conselheiro regional da Zona da Mata II, João Pessoa da Cunha, professores e diretores.

Com o tema “A cidadania da pessoa com deficiência no município, o evento contou com a participação dos alunos, pais e profissionais que trabalham diariamente a fim de possibilitar que estejam envolvidos e com conhecimento para acelerar políticas eficazes, para a independência das pessoas com deficiência intelectual.

A palestrante foi a psicóloga, Márcia Rodrigues Pereira, sobre o tema do fórum para a consciência da sociedade e para que os alunos pudessem entender o verdadeiro significado de cidadania na vida deles. A sociedade ainda enxerga como sendo diferentes e esquece que todas as pessoas são diferentes. Ao mesmo tempo, o momento é para que haja um olhar a uma pessoa com necessidade especial e limitações, com o mesmo respeito de ser humano e todos os direitos e deveres.

Psicóloga, Márcia Rodrigues Pereira - Copia

Márcia Rodrigues explica que o fórum com a participação de familiares serviu para fortalecer as ações, dar voz a essas famílias para possibilitar que tenham vez para falar sobre essas pessoas. “A participação da família na vida dessas pessoas é essencial, porque a melhor instituição que qualquer um tem é a “família”. Potencializar o que a pessoa com deficiência tem é fundamental, para que ela se sinta autônoma na própria casa”, diz Márcia Rodrigues.

A assistente social Renata Costa destaca que o fórum foi um momento singular, com discussão entre pais, alunos e profissionais que atuam na APAE. Ela lamenta que ainda exista preconceito, limitações para o mercado de trabalho. “Nossos alunos discutem e apresenta muitas situações, em que são vítimas de bullyng, desrespeito e humilhação. É hora de toda a sociedade despertar”, comenta Renata Costa.

Ao final, os participantes realizaram uma discussão em grupos sobre cidadania no contexto familiar e comunitário, com vários pontos que foram debatidos. As propostas serão encaminhadas para o Fórum Regional, estará acontecendo no dia 26 de maio, em Muriaé.

Fórum Local de Autogestão contou com expressiva participação - Copia

Eduardo Satil

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo