Médicos e enfermeiros participam de capacitação
Profissionais das Estratégias de Saúde da Família participaram de uma capacitação, para trabalhar a redução do consumo do cigarro. Participaram médicos, enfermeiros e equipe do NASF- AB sobre o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo.
O Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e, conseqüente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. O município de Manhuaçu vem desenvolvendo esta atividade, desde o ano de 2011 com grandes números de pessoas, que cessaram o hábito de fumar.
Para iniciar os grupos de tratamento este ano no município, a equipe começou capacitando os profissionais envolvidos. A capacitação contou a presença médico pneumologista em Carangola, Dr. Giovanny Lanna e a farmacêutica Thelma F. Valadão Ferraz Ambos são responsáveis pelo programa em Carangola. Assim, puderam compartilhar experiência e, como são desenvolvidas as atividades do grupo na cidade. A representante da Gerência Regional de Saúde- Manhumirim, Simone Emerich Mendes orientou a respeito do preenchimento no programa E-SUS, que busca reestruturar e integrar as informações da atenção básica em nível nacional.
A farmacêutica do Nasf- AB e referência técnica municipal do programa, Kellem Miranda, explicou como é a logística do programa no município, os medicamentos disponíveis e as unidades que irão iniciar os novos grupos.
“Está programado para iniciar seis grupos de tratamento em abril e maio e, assim, pedimos aos pacientes que tenham o interesse em parar de fumar, que procurem a sua unidade de saúde e se informe”, detalha Kellen Miranda.
O Programa estará iniciando nas ESFs dos Bairros Bom Jardim, Ponte do Silva, Ponte da Aldeia, Petrina e Santana. No Bairro Santa Terezinha, o Programa de Controle ao Tabagismo já teve início.
Eduardo Satil c/ informações de Kellem Miranda