Pré-candidato a governador, Marcio Lacerda visita Manhuaçu
Nesta quarta-feira, 18/04, Manhuaçu recebeu a visita do presidente do Conselho da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, Marcio Lacerda, para a realização de um encontro com representantes de instituições e pessoas que o apoiam em sua caminhada eleitoral. O político vem realizando visitas a diversas cidades da Zona da Mata. Entre os dias 17 e 19 de abril Marcio Lacerda visitou as cidades de Divino, Espera Feliz, Carangola, Lajinha, Manhumirim, Manhuaçu, São Pedro dos Ferros, Raul Soares e Muriaé.
De acordo com Márcio Lacerda sua visita a Manhuaçu se deve a um longo processo, que iniciou no ano passado, no qual vem passando por todas as regiões do estado, em um processo que denomina de peregrinação de aprendizado. Ele salienta que para entrar em um processo político e um debate eleitoral – visando o governo do estado, é necessário fazer o dever de casa. “É preciso rodar bastante e conhecer as demandas de cada região. Naturalmente já conhecia Manhuaçu, mas é importante ter a oportunidade de participar de uma roda de conversa com representantes da comunidade, com lideranças locais, e formadores de opiniões, para entender um pouco mais a realidade local e regional”.
Segundo o pré-candidato ao Governo de Minas Gerais, as regiões do estado possuem características distintas, tendo em vista que são 853 municípios com cerca de 21 milhões de habitantes. Ele afirma que em um momento de crise pelo qual o Brasil passa, refletido em Minas Gerais, é necessário conversar e entender quais caminhos devem ser trilhados para retirar o estado da situação em que se encontra, “falido na sua gestão e finanças”, palavras de Márcio Lacerda.
Situação das cidades da Zona da Mata
Márcio Lacerda disse que a Zona da Mata sofre com a situação característica de Minas Gerais, crescimento abaixo da média nacional. Ele afirma que as microrregiões precisam de um governo parceiro – não só no que tange as políticas sociais, mas que cumpra as suas obrigações com os municípios e estimule, planeje e execute as ações de desenvolvimento econômico. “E Manhuaçu é uma cidade dinâmica, é um polo econômico importante da região. Mas tem condição de liderar muito mais na medida em que tenha um governo parceiro, que vá ajudar a microrregião a se organizar, pensando não só a curto prazo, mas também a médio e longo prazo para se tornar mais competitiva”.
Processo Eleitoral
Mesmo afirmando ao Jornal Tribuna do Leste que ainda não está em campanha e que a visita a Manhuaçu e outras cidades se deve a um diálogo acerca das reivindicações que cada setor necessita, Márcio Lacerda frisa que espera chegar ao pleito eleitoral com diagnóstico franco e transparente, mostrando as dificuldades e falências do estado, mas apontando os caminhos necessários ao crescimento. “Não dá para disputar eleição prometendo o que não se pode cumprir, sustentando fantasias e falando mentiras. É preciso falar a verdade e mostrar transparência, ou seja, a realidade difícil que estamos enfrentando, mas sendo capaz de apontar caminhos e soluções”, disse.
Danilo Alves