CulturaDestaqueRadio AM710Radio FM

Radialista “SJ” de Moraes comemora 45 anos de profissão

Para Sebastião Januário de Moraes “SJ” este ano é só de festa. Radialista na Manhuaçu AM 710 e Nova 88 FM há 45 anos, a data foi comemorada no dia 9 de março em alto estilo com a presença de amigos, familiares e ex-companheiros de profissão. Atualmente no comando do “Café da Manhã” na Nova FM, tornou-se recordista em longevidade na mesma emissora.

“SJ” de Moraes como é chamado pelos amigos, começou sua carreira como locutor em 1973 na rádio Manhuaçu AM, para anos depois iniciar sua conhecida trajetória na 88,3 FM (Nova FM).

No dia 7 de março passado, o radialista S.J. de Moraes completou 45 anos de profissão. “SJ” confessa que, desde criança, sempre gostou muito de cantar, falar em público, até despertar a vocação para a radiodifusão. O grande incentivador para a carreira foi o seu professor, Ladiro Robadel, que durante as aulas percebia no então aluno a desenvoltura na comunicação e, a versatilidade para a dinâmica em sala de aula.

Durante as férias de julho de 1973, o professor Robadel foi convidado pelo diretor da emissora, Pe. Júlio Pessoa Franco para atuar como radialista, mas, percebendo que o aluno tinha na veia a vocação para o rádio, pediu que desse a ele a oportunidade para mostrar o seu talento.

Ao chegar na emissora, sua voz se destacou e, de pouco a pouco a oportunidade foi surgindo, tendo apresentado vários programas diários, que fez de “SJ” de Moraes um dos comunicadores mais queridos da Fundação Expansão Cultural.

Com o surgimento da rádio FM, foi fácil para garantir um horário que ganhou estilo próprio e roupagem do apresentador. Durante todos esses anos, “SJ” de Moraes tem sempre inovado na comunicação e, por ter sido um promissor do rádio regional, serve de inspiração a tantos jovens que desejam iniciar a carreira.

Exposição conta a trajetória de “SJ” de Moraes

Na comemoração dos 45 anos de rádio, o radialista expôs uma galeria de fotos e equipamentos que fizeram parte de sua vida e do rádio no passado, retratando todos os momentos de entrevistas, entretenimento e realizações. Também as dificuldades com equipamentos antigos, que nem sempre proporcionavam facilidade para operar.

Emocionado, Ladiro Robadel que foi o incentivador de “SJ” de Moraes explica que participar dos 45 anos de carreira do ex-aluno é algo sublime. “Desde ainda pequeno, percebi a competência e a versatilidade desse comunicador. Fico muito feliz em ter indicado esse jovem, que continua em ascensão”, ressalta Ladiro Robadel.

Outros amigos, convidados e colegas de trabalho também fizeram relatos importantes relacionados a caminhada do homenageado. Para Keller Filgueiras, S.J. de Moraes representa muito para a região. “É uma alegria muito grande participar, celebrar e partilhar esse tempo bom com esse amigo. Começar o dia com o “Café da Manhã” com “SJ” é sempre muito bom e, renasce sempre uma nova esperança”, lembra Keller Filgueiras.

O radialista se emocionou várias vezes, ao lembrar do início de tudo e da caminhada. Ele relata que nasceu para a comunicação e, faz do rádio seu mundo. Ao lado de outros profissionais pôde aprender muito sobre radiodifusão. Lembrou do ex-professor Ladiro Robadel e Pe. Júlio Pessoa Franco, que foram fundamentais em sua carreira.

Outro ponto marcante na comemoração dos 45 anos de carreira do radialista, que, juntamente com Keller Filgueiras lançou o projeto “Fest Café”, para recuperar a memória da música na região, que tem como base econômica o café.  Em breve, os músicos de toda a região terão todas as informações sobre o evento. Os organizadores estarão divulgando em breve todos os detalhes sobre o “Fest Café”, através de um site criado para essa finalidade.

No sábado houve um café da manhã especial para amigos e convidados. No domingo, na Matriz de São Lourenço, missa em ação de graças encerrou as atividades de comemoração.

Eduardo Satil

 

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo