Manhuaçu: meteorologia prevê pancadas de chuvas até amanhã
As chuvas em Manhuaçu e região vem deixando a população preocupada. Passado o perigo de cheias a atenção se volta para os deslizamentos de terra que têm preocupado o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Manhuaçu.
De acordo com o meteorologista do site Climatempo, Ruibran dos Reis, desde o dia 29 de janeiro chove em Manhuaçu e região. Isso se deve a uma frente fria que veio após a presença de uma forte massa de ar quente que atuou no mês de janeiro. Essa frente fria chegou com fortes chuvas, rajadas de vento e permaneceu estacionária – uma fronteira entre ar quente e ar frio que resulta quando uma frente fria ou quente deixa de se mover – e acabou se transformando em um fenômeno conhecido como zona de convergência do Atlântico Sul, que é o transporte de umidade da Amazônia em sentido ao oceano Atlântico.
Ruibran dos Reis reitera que nesta quarta-feira, 07/02, ainda existe a previsão de chuvas em toda a região, mas no final da tarde a tendências é que as chuvas diminuem sua intensidade. “Podemos ter chuvas de fraca intensidade na quinta-feira, 08/02, mas a probabilidade já diminui bastante. E a partir de sexta-feira, 09/02, tempo parcialmente nublado. A previsão é de um carnaval com muito sol, calor e temperaturas em ligeira elevação. De uma forma geral as chuvas serão mais significativas somente nesta terça-feira, 06/02 e quarta-feira”, explica.
De acordo com o meteorologista da Climatempo as chuvas vão dar uma trégua e existe a possibilidade de novos períodos chuvosos somente no final de fevereiro. Ele acrescenta que a expectativa é chuvas dentro da média para o mês de março. “O período chuvoso foi bem intenso no mês de dezembro – em especial na primeira quinzena, e agora em fevereiro. São os dois períodos marcados por chuvas intensas”.
Outro dado relevante se refere as condições do solo, que segundo Ruibran dos Reis, está bastante encharcado e saturado, o que significa motivo de cautela para quem mora em área de risco, principalmente em Manhuaçu, pois existe risco de deslizamentos mesmo depois que as chuvas cessem. “Mesmo com a volta do sol, o solo acaba secando rapidamente e há um risco muito alto de deslizamentos de terra. Portanto, a população deve prestar muita atenção e, caso observe qualquer situação atípica, deve avisar a Defesa Civil Municipal”, pontua.
Danilo Alves – Tribuna do Leste