Pe. Mundinho é empossado Superior Geral dos Sacramentinos
Manhumirim – A Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, celebrou a posse de seu novo Superior Geral. Trata-se do Padre José Raimundo da Costa “Pe. Mundinho”, que foi saudado pelos sacerdotes presentes na cerimônia realizada na quinta-feira, 12/01, no Santuário do Bom Jesus, em Manhumirim. Católicos de Manhumirim e diversas comunidades circunvizinhas, além de Bom Despacho lotaram o Santuário.
Na ocasião, esteve presente o Pe. Raimundo Rafael, representando a Diocese de Caratinga, sacerdotes da Congregação para a animação da vida religiosa sacramentina, presente em Minas Gerais, São Paulo [Taubaté], Mato Grosso, Ceará, Amazonas e Angola [Diocese de Lwena], África. Também presente o coirmão, Dom Antônio Affonso de Miranda, Bispo Emérito de Taubaté, SP, primeiro Superior Geral Eleito, em 1953. Dom Antônio Affonso de Miranda conviveu doze anos com o fundador, o intrépido missionário-eucarístico-mariano – Pe. Júlio Maria De Lombaerde.
Pe. Mundinho passou os últimos sete anos de seu ministério à frente da Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho. Foi recepcionado no dia 28/02/2010, onde realizou sua santa caminhada junto ao povo Bom Despachense. No dia 08 de janeiro de 2017 foi empossado como pároco da Paróquia do Bom Pastor, em Manhuaçu e em 19 de outubro do ano passado foi eleito Superior Geral durante o XVI Capítulo.
Em sua mensagem, o novo Superior da Congregação fez sua reflexão acerca das grandezas do Coração de Jesus, que deseja que as imperfeições sejam transformadas em virtudes no seu infinito amor. “Para que o trabalho alcance objetivo é preciso fé: Eucaristia, Maria e, a Missão para trilhar os caminhos do Servo de Deus, Padre Júlio Maria de Lombaerde. É desejo de Deus que tenhamos um coração de carne, que assume a Palavra de Deus, nos dando a condição de filhos renovados, inclinados para o bem”, disse.
Em seguida, Pe. Mundinho agradeceu ao Pe. Aureliano de Moura Lima, antigo Superior Geral da Congregação, pela sua dedicação em conduzir os trabalhos nesse período de quatro anos. Após a homilia, deu-se início ao rito de posse, no qual o Pe. Mundinho professou publicamente sua fé, seguido pelo Juramento de Fidelidade como Superior Geral junto aos Conselheiros.
Ele ressalta que o Superior Geral é o “centro e unidade da família sacramentina”. Sua principal missão é a de animar os religiosos para que sejam fiéis à vida evangélica e ao carisma congregacional, dinamizem a vida religiosa e missionária, fomentem a unidade e trabalhem com empenho para o crescimento da Congregação e do Reino de Deus, no serviço aos irmãos e irmãs. O fortalecimento da fé também é uma ação diária, para que haja a realização de sua missão de pastor.
O novo superior detalha, que durante o quadriênio (2018 a 2021), estará trabalhando junto ao conselho na formação de outros missionários, para servir a Igreja. Os novos conselheiros são: Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN; Pe. Izaías Júnior de Andrade, SDN; Pe. Luís Carlos Ramos, SDN e Pe. Carlos Roberto Altoé, SDN.
Desafios e ações
O Superior e o Conselho pretendem trabalhar três prioridades consideradas fundamentais. Pe. Mundinho destaca que a primeira será o trabalho da Pastoral Vocacional, para animar os jovens e acolher aqueles que sentirem o chamado de Deus. O segundo momento é o período da formação, em que o candidato chega ao seminário e inicia sua trajetória na formação intelectual, existencial, social, congregacional e espiritual. É um período de estudos e acompanhamento do candidato. O terceiro passo é a formação permanente, em que consiste na retomada junto aos padres e religiosos na formação, nos estudos, convivência e especializações. A segunda prioridade é a missão, para que sejam enviados para anunciar a palavra de Deus. A terceira prioridade é a administração dos bens patrimoniais da congregação, que auxilia na formação de religiosos e na manutenção dos sacerdotes que estão enfermos e fora de ação. “O bem patrimonial é para o bem da igreja e também à vida religiosa do sacerdote”, explica. O Superior relata que existe a possibilidade da abertura de novas frentes de trabalho missionário, assim como está acontecendo no Norte do Estado do Mato Grosso (divisa com o Pará), onde a Congregação assumiu uma paróquia, além de convite para abrir casas em outras partes do Brasil. Para a África mais um missionário estará sendo encaminhado, para trabalhar junto com os padres Renato Borges e Edésio.
Na despedia, Pe. Aureliano de Moura Lima, que deixa a função de Superior Geral, agradeceu aos missionários pela confiança. Disse que procurou realizar o trabalho e fortalecer a caminhada durante os quatro anos. “Os sete anos em Manhumirim, sendo quatro como Superior, é só de agradecimento, a Deus, à Maria e ao Servo de Deus Padre Júlio Maria de Lombaerde. No Ceará continuarei a caminhada de levar a Palavra de Deus”, disse Pe. Aureliano.
Dom Miranda falou de sua felicidade em participar da posse de Pe. Mundinho, ordenado por ele há 32 anos em Andrelândia. “O papel do Superior é de muita responsabilidade. O Superior manda na Congregação, pois, equipara-se à função do Bispo, que manda na Diocese. Ele também conduz o povo e os membros da Congregação para a Santidade”, salienta Dom Miranda.
A família e o vencedor
O menino José Raimundo nasceu em 14 de maio de 1958, na cidade de Serranos/MG. É filho de Jorge Alves da Costa e Regina Nogueira da Costa. O casal tem três filhos, dois homens e uma mulher; sendo Carlos Nogueira da Costa e Maria do Rosário da Costa.
Cursos
Primário: 1965 a 1969 no Grupo Escolar Ribeiro Pessa de Serranos. Admissão: 1969 no Colégio Irmão Experâncio dos Irmãos Maristas em São Vicente de Minas/MG. 1º grau (5ª a 6ª série – 1969 e 1970) Juvenato Sagrado Coração de Jesus dos irmãos da mesma congregação de Paraguaçu/MG. 7ª e 8ª série (1970 a 1972) na Escola Estadual Visconde de Arantes Andrelândia/MG. 2º grau (curso de Contabilidade): Colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora em Andrelândia/MG. Filosofia (1978 a 1980): Seminário Padre Júlio Maria, em Belo Horizonte/MG. Teologia (1982 a 1985): Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, Conventinho de Taubaté/SP.
Vida religiosa
Foi batizado no dia 18 de maio de 1958 na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Serranos/MG pelo Pe. Geraldo Junqueira. Crismado no dia 6 de setembro de 1964 na mesma cidade, por dom Othon Motta (na diocese de Campanha/MG). Primeira Eucaristia também na mesma igreja e cidade.
Em meio aos ensinamentos diversos, orações em conformidade, dos exemplares pais, padrinhos, professores, catequistas e os instintos vocacionais do jovem José Raimundo da Costa foram fortes, caminharam em busca de novos horizontes. Entrou para seminário da Congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora, em Manhumirim, dia 22 de setembro de 1976. Entrou para o noviciado dia 12 de janeiro de 1977, no seminário São Rafael, em Dores do Indaiá/MG. Diaconato – 06/07/1985 por Dom Hélio Gonçalves Heleno, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória de Espera Feliz/MG.
Presbiterato – no dia 21 de dezembro de 1985, por Dom Antônio Afonso de Miranda, na igreja matriz Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação de Andrelândia/MG.
Eduardo Satil / Fotos: Eduardo Satil / Mariza Tuelher