DestaquePe. José Raimundo (Mundinho)

2017… à vista 2018!

Reflexão

Estamos ao findar de mais ano em nossas vidas, 2017. Olhamos a história passada, os acontecimentos, os eventos tristes e alegres. Olhamos para a frente, 2018, surgem as expectativas, aparecem as esperanças. A vida continua e a história vai se fazendo.

Alguns fatos marcantes de 2017:
O ano nuclear da Coréia do Norte – que deixou o mundo em alerta durante todo o ano de 2017, com sua série de lançamentos de mísseis e o maior teste nuclear da história, em uma tentativa de atingir, e intimidar, seu maior adversário: os Estados Unidos….

Vários atentados com atiradores implacáveis fazendo centenas de vítimas com armas e bombas mortíferas, p.e. na comemoração do ano novo, um homem armado até os dentes atirou numa multidão em Istambul, matando 39 e deixando 70 pessoas feridas.

A morte de algumas celebridades nos entristeceram como a de Mário Soares, o socialista boa praça que tirou Portugal do atraso; o desaparecimento de Zygmunt Bauman, um dos intelectuais mais pop da história com sua análise da “sociedade líquida”.

No Brasil, o ministro Teori Zavaski despencou no mar de Paraty.
Dona Marisa, mulher de Lula, morreu vítima de um AVC, depois de alguns dias internada no Hospital Sírio-Libanês.
Donald Trump tomou posse como o quadragésimo quinto presidente dos Estados Unidos.
Ainda no início do ano, a polícia acordou um dos mais bem “sucedidos” empresários do Brasil, Eike Batista, que teve prisão decretada.

No mundo da tela, o filme La La Land conquistou a maior premiação do setor, o glorioso e glamoroso troféu do Oscar.
Pesquisas apontam o candidato Lula disparado na frente.
Milhares de pessoas saíram às ruas contra a reforma da Previdência.
A lava-jato não deixou de ser um das principais fornecedoras de notícias dos escândalos de políticos e de empresários que roubaram nosso país, sem falar da conversa do empresário da JB com o Presidente Temer que veio a público e da carne podre, adulterada e recheada de papelão.

Em nossa região destacamos o aparecimento da febre amarela que voltou oferecer riscos à nossa população mineira.
Por último, a tragédia do temporal que arrasou nossa vizinha Rio Casca.
Estes e outros fatos preencheram o cenário dos acontecimentos de nosso planeta.
Partimos para 2018 com expectativas das eleições, da recuperação, ainda tímida de nossa economia, da volta do América Mineiro para a Primeira Divisão do futebol brasileiro.

Na Igreja, depois de vivermos mais uma Campanha da Fraternidade que elegeu o tema da ecologia e do meio ambiente abordando os biomas brasileiros, somos convocados pela Igreja para o Ano Nacional do Laicato, onde prevalecerá a reflexão e atenção ao leigo, aqueles e aquelas que não são consagrados nem exercem um ministério ordenado, mas que constituem a grande força que a Igreja dispõe nas pastorais e movimentos, obras e ação missionária.

Na Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, um novo governo foi eleito em outubro e inicia sua ação executiva em janeiro. Algumas paróquias tiveram seus padres (párocos e vigários paroquiais) transferidos e receberão outros para a continuidade do trabalho missionário e pastoral na Igreja Particular.

Nosso Jornal Tribuna do Leste, através de suas matérias e notícias (no jornal e no portal), procurou levar o leitor a se inteirar dos acontecimentos e fatos, bem como a refletir sobre temas relevantes e pertinentes em nosso meio. Louvamos a seriedade de nossos jornalistas e noticiaristas, que empenhadamente, procuraram fazer do seu mister um compromisso com a verdade, buscando ouvir as partes interessadas e levar ao público a verdade.

Pe. Mundinho, sdn

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo