DestaqueMeio AmbienteRadio AM710Radio FM

Conselho de Meio Ambiente criado em Manhuaçu

Depois de uma análise detalhada de documentos encaminhados pelas entidades e, demais setores organizados da sociedade, bem como as demais exigências para o processo eleitoral de composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMA), a comissão organizadora, juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio realizaram a primeira reunião, a fim de definir o novo conselho

A reunião, presidida pelo Secretário Flânio Alves, definiu a apresentação das entidades que vão participar do novo conselho, que terá a responsabilidade e olhares voltados para o que está acontecendo na região. Desmatamentos, assoreamento do rio, degradação ambiental são alguns dos problemas, que estão à mostra e trazendo preocupação às pessoas que assistem o “desrespeito para com o meio ambiente”.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, a constituição do Conselho Municipal de Meio Ambiente acontece num momento importante, onde as cobranças acontecem, demandas nos setores urbano e rural e a falta de consciência das pessoas. Ele ressalta, que a esperança aumenta ao perceber que as entidades que passam a integrar o conselho, estão determinadas a fazer o que for preciso para garantir que tenhamos um ambiente saudável.

Flânio Alves explica que será a Divisão de Meio Ambiente, que realizará fiscalização e elaboração de laudo, para que o conselho tome medidas necessárias caso a caso. As entidades representativas terão até dia 30 de novembro para indicação de seus representantes e, em seguida, será posse aos membros efetivos e suplentes, que acontecerá até o dia 15 de dezembro.

Integram o novo  Conselho Municipal de Meio Ambiente, a Associação de Moradores do B. São Vicente, ONG PRÓ RIO Manhuaçu, Associação de Moradores do Centro Assoc. Habitacional de Manhuaçu, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Servidores Públicos de Manhuaçu-SINTRAM- EMATER-MG, Secretaria de Obras, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura, SAAE/SAMAL, Núcleo Regional de Regularização Ambienta/IEF, Secretaria de Educação, Superintendência de Ensino, Fundação Rodolfo Henriques, ACIAM e Faculdade do Futuro, para o Biênio 2017/2019.

COMDEMA levado pelo tempo

O Conselho Municipal de Meio Ambiente surge para substituir o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), que, por muitos anos teve suas ações reconhecidas em toda a região.

Perguntado sobre o motivo de ter extinto o órgão, o secretário de agricultura, Flânio Alves disse que ao assumir a pasta deparou com várias situações irregulares na formação da diretoria do COMDEMA, que já estava com as ações paralisadas. Iniciou-se uma ampla discussão, junto aos demais órgãos e entidades, para a criação do Conselho do Meio Ambiente-CMA.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo