Conselho de Meio Ambiente criado em Manhuaçu
Depois de uma análise detalhada de documentos encaminhados pelas entidades e, demais setores organizados da sociedade, bem como as demais exigências para o processo eleitoral de composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMA), a comissão organizadora, juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio realizaram a primeira reunião, a fim de definir o novo conselho
A reunião, presidida pelo Secretário Flânio Alves, definiu a apresentação das entidades que vão participar do novo conselho, que terá a responsabilidade e olhares voltados para o que está acontecendo na região. Desmatamentos, assoreamento do rio, degradação ambiental são alguns dos problemas, que estão à mostra e trazendo preocupação às pessoas que assistem o “desrespeito para com o meio ambiente”.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, a constituição do Conselho Municipal de Meio Ambiente acontece num momento importante, onde as cobranças acontecem, demandas nos setores urbano e rural e a falta de consciência das pessoas. Ele ressalta, que a esperança aumenta ao perceber que as entidades que passam a integrar o conselho, estão determinadas a fazer o que for preciso para garantir que tenhamos um ambiente saudável.
Flânio Alves explica que será a Divisão de Meio Ambiente, que realizará fiscalização e elaboração de laudo, para que o conselho tome medidas necessárias caso a caso. As entidades representativas terão até dia 30 de novembro para indicação de seus representantes e, em seguida, será posse aos membros efetivos e suplentes, que acontecerá até o dia 15 de dezembro.
Integram o novo Conselho Municipal de Meio Ambiente, a Associação de Moradores do B. São Vicente, ONG PRÓ RIO Manhuaçu, Associação de Moradores do Centro Assoc. Habitacional de Manhuaçu, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Servidores Públicos de Manhuaçu-SINTRAM- EMATER-MG, Secretaria de Obras, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura, SAAE/SAMAL, Núcleo Regional de Regularização Ambienta/IEF, Secretaria de Educação, Superintendência de Ensino, Fundação Rodolfo Henriques, ACIAM e Faculdade do Futuro, para o Biênio 2017/2019.
COMDEMA levado pelo tempo
O Conselho Municipal de Meio Ambiente surge para substituir o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), que, por muitos anos teve suas ações reconhecidas em toda a região.
Perguntado sobre o motivo de ter extinto o órgão, o secretário de agricultura, Flânio Alves disse que ao assumir a pasta deparou com várias situações irregulares na formação da diretoria do COMDEMA, que já estava com as ações paralisadas. Iniciou-se uma ampla discussão, junto aos demais órgãos e entidades, para a criação do Conselho do Meio Ambiente-CMA.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste