ComportamentoDestaqueRadio AM710Radio FM

Hemonúcleo Manhuaçu celebra Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

WhatsApp Image 2017-11-28 at 10.34.53 (1)

O Hemonúcleo Regional de Manhuaçu promoveu atividades em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado no dia 25/11. Doadores que alcançaram 50 doações receberam certificados e quem compareceu para participar da festividade e doar o sangue recebeu camisas da semana do doador e lanche especial. A iniciativa também contou com a participação da banda de música do 11º BPM.

WhatsApp Image 2017-11-28 at 10.34.53

De acordo a enfermeira Thiara Pôncio, a iniciativa consiste em um momento muito especial para a instituição e toda a rede da Fundação da Hemominas, tendo em vista que cada unidade tem celebrado a semana nacional do doador de sangue à sua maneira. Além disso, a profissional ressaltou que o Hemonúcleo Regional busca atender com satisfação a todos os hospitais em torno da região de Manhuaçu, equivalente a população estimada em mais de 300 mil pessoas. “Buscamos fazer nosso trabalho com muita eficiência no atendimento. Nunca tivemos um atropelo no fornecimento de bolsas de sangue a qualquer instituição. Todos os procedimentos a serem realizados nos hospitais, sejam casos programados ou urgência e emergência, nós conseguimos atender com muita efetividade”.
Além da semana Nacional de Doação de Sangue promover a motivação para que pessoas sadias se tornem doadores regulares, a data representa uma oportunidade para refletir a respeito da doação de sangue nos outros dias do ano, como a enfermeira Thiara Pôncio. “Convocamos as pessoas que nunca doaram a participar dessa corrente, pois só quem necessita desta ajuda sabe o quão imprescindível é uma doação de sangue. O ato é fundamental para assegurar a vida de pessoas que estão nos hospitais dependendo de uma doação de sangue para sobreviver”, salienta.

WhatsApp Image 2017-11-28 at 10.34.51

Ouça entrevista com Thiara Pôncio

Ato de solidariedade

Paulo Marcelino é um dos quatro agraciados com uma medalha e certificado por realizar doações de sangue mais de 50 vezes. Ele destaca que doar sangue é um ato de solidariedade, tendo em vista que ajuda a salvar milhares de vida todos os dias. “Para mim, essa homenagem valoriza o ser humano e faz com que eu volte ao Hemonúcleo mais vezes para realizar a doação e ajudar pessoas que necessitam de sangue. Hoje é um dia especial que vem polir essa relação existente entre doador e o Hemonúcleo. São atitudes que servem para fortalecer o convívio entre as partes e desenvolver ações que visam manter a saúde bem para a continuidade das doações, pois este é o nosso principal objetivo”, esclareceu.

Quem pode doar

Os interessados devem procurar o Hemonúcleo Regional de Manhuaçu, de segunda a sexta, das 7h às 11h30, portando documento oficial com foto. É importante ter e estar em boa saúde, não ter contraído gripe, resfriado, ou outro problema de saúde, como diarreia, nos últimos dias. Além disso, o candidato não pode ter tido hepatite após os 11 anos de idade e devem pesar mais de 50 quilos. É fundamental dormir bem no dia anterior a doação e não ter passado por situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis. Homens devem respeitar 60 dias para intervalos de doação, (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses) e mulheres 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo