DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Saúde: profissional explica como escovar corretamente os dentes das crianças

01
Dr. Keller Filgueiras

Nunca é muito cedo para ensinar ás crianças o habito de um bom cuidado bucal. A motivação e a educação em saúde são de extrema importância na promoção da saúde bucal da população e devem ser trabalhadas o mais cedo possível junto aos indivíduos. Nessa hora, é importante que os pais saibam como introduzir o hábito de maneira leve e divertida para os pequenos pegarem gosto pela escovação. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que a incidência de cáries em crianças com idade escolar é de 60% a 90%. Portanto, para que o hábito seja 100% saudável, é importante observar a higiene das escovas de dentes. Afinal, dez entre dez escovas estão contaminadas após o primeiro uso, seja por bactérias presentes naturalmente na flora bucal – e que podem se proliferar nas cerdas, tornando-se patogênicas – ou pelos micro-organismos presentes no ambiente.

De acordo com o Cirurgião Dentista, Dr. Keller Filgueiras, as escovas dentais possuem modelos específicos definidos por faixa etária, basta checar a indicação que vem na embalagem. Isso faz toda a diferença para a necessidade de cada criança, já que o tamanho da cabeça de cada escova vai evoluindo de acordo com o aparecimento dos dentinhos. As cerdas devem ser sempre macias. E, diferente da regra que vale para os adultos, a escova deve ser trocada mensalmente ou sempre que estiver em mau estado (cerdas muito abertas, por exemplo). “Depois de avaliar esses itens mais técnicos, os pais ou responsáveis podem optar por aquela escova com estampa do desenho animado que seu filho adora. Isso anima e estimula a escovação”, analisa.

capa-cinco-dicas-relevantes-sobre-a-sade-bucal-infantil-37519

Segundo o especialista, a maioria das crianças que não gosta de escovar os dentes teve esse ritual imposto e obrigado pelos pais de forma errada. “Quando muito pequenas, elas não têm a compreensão da importância da escovação. Então temos que tornar essa obrigação em algo encantador na visão deles, nos preocupando com o que utilizamos e como os ensinamos”, diz. Segundo Dr. Keller Filgueiras, para evitar qualquer tipo de antipatia com a escovação, a escova e creme dentais são muito importantes. “Os pais devem ficar atento com a indicação da escova correta, com relação ao tamanho e ao tipo de pasta de dente para que a criança não se machuque ou tenha ânsia por conta do sabor. Isso pode criar uma barreira para a escovação”.

Creme dental

Na hora de usar o creme dental, o Cirurgião Dentista recomenda os infantis, com sabor e concentração de flúor próprios para crianças. O produto para adultos não é proibido (exceto os formulados para clareamento ou combate à sensibilidade – problema que não costuma surgir entre as crianças, mas, se acontecer, deve ser tratado no consultório). “Coloque o equivalente à metade de um grão de arroz cru para bebês com até oito dentes da frente. Se a criança já tiver os do fundo, dobre a porção. Por volta de 2 a 3 anos, quando ela já souber cuspir, o parâmetro será um grão de ervilha. A partir dos 5 anos, aumente a quantidade gradualmente”, explica.

Bebês

 

A orientação é de que os pais devem começar a limpar a boca do bebê mesmo antes de o primeiro dentinho nascer, assim ele já vai se acostumando. A limpeza pode ser feita com gaze ou uma fraldinha de pano molhada em água filtrada, sem pasta de dente alguma.

Dr. Keller Filgueiras salienta que a limpeza da gengiva é uma boa maneira de habituar os filhos a esse ritual e evitar que eles recusem a escovação no futuro. “Para que você não se esqueça da limpeza, incorpore o hábito à rotina de cuidados com seu filho à noite, antes de dormir. Lembre-se de que, enquanto os dentes estão nascendo, as gengivas ficam bastante sensíveis, então limpe-as delicadamente. Não deixe de limpar por medo de machucar o bebê, porque, na verdade, esse cuidado diminui infecções na região, gerando alívio. O primeiro dente do bebê costuma nascer na frente, na gengiva inferior, e geralmente aparece entre o sexto mês e o primeiro ano de vida. O segundo dentinho, em geral, surge depois de duas a três semanas, também na parte inferior.  Uma criança tem cerca de 20 dentes de leite, e a dentição se completa por volta dos 3 anos de idade. Mas vale ressaltar que o corpo de cada criança é único, e há grandes variações no desenvolvimento, mesmo de filho para filho”, orienta.

Fio dental

Quanto mais cedo os responsáveis estimularem o uso do fio dental, mais facilmente a criança vai pegar o jeito e entender a importância do material. Recomenda-se que a partir dos 5 anos de idade a criança comece a usá-lo. Ele não só elimina todo restinho de alimentos como remove a placa bacteriana, não dando chance para problemas bucais. Assim, a limpeza estará completa, conforme Cirurgião Dentista, Dr. Keller Filgueiras. “Para que seu filho se acostume com o fio dental, você deve passá-lo desde cedo, à medida que o dente for nascendo um do lado do outro. O fio deve ser usado diariamente (ou pelo menos em dias alternados). E, por falar em frequência, a escovação também precisa ser regular. No caso dos bebês, ela deve ser realizada apenas duas vezes: uma pela manhã e outra à noite. Após o primeiro ano, a rotina alimentar já estará mais definida. Aí, será necessário fazer a higiene bucal três vezes ao dia, sempre depois das refeições. Já os enxaguantes bucais só devem ser utilizados com orientação de um especialista e a partir dos 6 anos”.

Odontopediatra

 

O profissional recomenda que as visitas ao odontopediatra comecem, assim que os primeiros dentes começarem a despontar. Ele irá examinar não só os dentes, como também o céu da boca e até a língua – sem falar nas orientações sobre como prevenir cáries. “O contato precoce com esse profissional evita um problema sério que muita gente carrega pelo resto da vida: o medo do dentista. Então, quando levar a criança ao consultório, tente mostrar o especialista como um amigo e explique que, na verdade, a visita é para cuidar da boca, justamente para que ela não tenha nenhuma doença. Aproveite a consulta para também tirar todas as dúvidas sobre escovação. E é para ajudar você nessa missão que ensinamos o jeito certo de fazer a higiene oral do seu filho em cada etapa – e desde a escolha da escova de dentes”.

Danilo Alves

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo