Reflexão: consumo consciente?
Nossa sociedade vive e respira a ideologia capitalista. Uma das bases do capitalismo se configura no lucro. Os empreendimentos empresariais, as iniciativas industriais visam sempre favorecer o público consumidor, seja atendendo suas demandas, seja tentando criar alguma necessidade para chegar à compra, ao consumo. Dizemos que vivemos uma mentalidade consumista, onde o que importa é o consumir.
Ouça a reflexão
Levada às últimas consequências, não se conserta mais os objetos de uso, tudo é conduzido à substituição. Uma peça danificada é logo substituída por outra nova. Um aparelho com determinado tempo de uso, logo é substituído por outro mais moderno, com outras características e aprimoramentos. Um equipamento, dependendo da utilidade e uso, tem “duração” (tempo de atualização) no máximo 06 meses. Passado este tempo fica obsoleto e necessita de ser substituído para estar atualizado e responder às demandas do tempo presente.
A filosofia do consumismo conduz ao “descartável”. Tudo pode ser substituído. É um perigo tal modo de encarar a vida. Passa-se a viver um estado de provisoriedade. Vale enquanto atende as necessidades do momento. De repente até pessoas passam serem vistas como descartáveis. São substituídas!
Toda a sociedade acaba sendo envolvida neste modo de pensar e de viver. Cresce o poder de compra e a necessidade de adquirir sempre mais o “novo”. O consumismo alimenta a cadeia produtiva. As empresas têm que produzir sempre mais para atender as “prováveis” necessidades.
O comércio, através da publicidade e do marketing, passa a criar nos clientes a necessidade de se adquirir tal e tal produto. Uma cadeia enorme de serviços é acionada. Os meios de comunicação são usados, em grande escala, para propagar as informações dos produtos. Hoje, a internet avançou no meio comercial facilitando as operações de compra, dando oportunidades ao consumidor de adquirir os produtos desejados dentro de seu ambiente de trabalho ou de sua casa, não necessitando se deslocar até loja.
A psicologia é muitas vezes usada para fazer com que o cliente almeje determinado produto. Algumas técnicas são usadas para estimular o cliente a desejar o produto e logo se dispor a comprá-lo. Os meios de pagamentos são também facilitados através de ofertas de crediário, “leves” prestações, cartões de crédito que dão garantia de compra e de pagamento.
Importamos dos Estados Unidos a expressão e o a postura da chamada “Black Friday”. Fenômeno que elege um dia para compra. O cliente tem a expectativa de adquirir determinado produto por que se encontra em promoção (redução do preço). Com a uma boa publicidade, um marketing bem feito, o cidadão acaba comprando produtos que não tem necessidade naquele momento. Vale a publicidade altamente convincente, a facilidade de aquisição, o “aparente” preço reduzido e a compra é realizada.
A Black Friday vai acontecer no dia 24/11.
Cuidado e atenção para não cair no consumismo. Gastar somente com o que necessitar. Evite o consumismo!
Não comprem somente pelo prazer de comprar!