Rotary presta homenagens aos 45 anos do jornal Tribuna do Leste
Em solenidade realizada nesta quinta-feira, 26/10, o Rotary Club de Manhuaçu, prestou homenagem ao fundador do jornal Tribuna do Leste, Pe. Júlio Pessoa Franco, SDN, ao diretor do jornal, Pe. José Raimundo da Costa, “Mundinho”, SDN, e os profissionais que integram o periódico semanal, pelos seus 45 anos de fundação, celebrado no dia 30 de setembro.
Durante o evento, foi pedido uma salva de palmas para o pavilhão nacional, pois sempre no início das reuniões, a bandeira da instituição é saudada como respeito a pátria. Logo após se seguiu a cerimônia com explanações sobre o que é ser rotariano.
Ao ser chamando para dar a sua palavra diante dos presentes, Pe Júlio Pessoa Franco refletiu sobre a criação do Tribuna do Leste. Ele disse que há época Manhuaçu e região necessitava de um jornal que não estivesse amarrado a siglas e interesses pessoais e políticos. E com a ajuda de Sebastião Fernandes – o primeiro escritor do jornal Tribuna do Leste, da família Gripp, em especial ao senhor Ruy, que por sinal é colunista do jornal até os dias de hoje, e dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, o jornal começou a ser organizado. “No início, o jornal passou por muitas dificuldades. Diversas vezes fomos para o ponto de ônibus, às 2h, 3h da madrugada, esperar o jornal chegar, visto que a editora da época prometia que o impresso chegaria naquele horário, mas isso não acontecia. Depois, íamos as 14h e a situação se repetia, ou seja, o jornal não chegava”.
Após diversas pautas de compromisso com parceiros para edição do jornal, a gráfica O Lutador se tornou a parceira do Tribuna na confecção dos jornais, tomando uma pausa com a criação da gráfica Expansão Cultural, mas retomando as atividades logo após o fechamento da mesma. E Mesmo com as dificuldades enfrentadas, Pe. Júlio Pessoa Franco destacou que o empenho de colaboradores alçou o jornal Tribuna do Leste ao posto de maior informativo da região, tendo em vista que eram muitos que não acreditavam no potencial do jornal impresso, e ele tem se mostrado uma referência ao longo de seus 45 anos. “hoje, nós podemos nos alegrar com esses 45 anos de jornal Tribuna do Leste. Agora, sob a coordenação do Pe. Mundinho, espero que ele possa continuar esta caminhada útil”.
Ouça o fundador do Jornal Tribuna do Leste, Pe. Júlio Pessoa Franco:
O diretor do jornal Tribuna do Leste, Pe. José Raimundo da Costa, “Mundinho”, SDN, explicou que três situações são significativas para a manutenção de um veículo de comunicação: coragem, idealismo e a teimosia em correr atrás da notícia. Ele enfatizou que existe uma dificuldade inerente aos meios de comunicação impresso, que se dá por fechamento de editorias e limitações das redações. Entretanto, Pe. Mundinho observa que as limitações impostas pelo mercado não podem servir de norte para que as pessoas preguem a falência do jornal impresso, e como exemplo citou o jornal Tribuna do Leste e sua referência histórica, cultural e educacional, não só para Manhuaçu, mas para o Leste de Minas. “O jornal Tribuna do Leste se tornou um veículo marcante. Apesar de ser dirigido por um Padre, ele possui uma filosofia votada para o bem-comum, prestando um serviço a cidade e região, e pautado, sobretudo em valores éticos e morais”, salientou.
Ouça o diretor do Jornal Tribuna do Leste, Pe. Mundinho:
De acordo com Paulo Cezar de Oliveira, integrante da administração do Rotary Clube, a homenagem ao jornal Tribuna do Leste se mostra justa e necessária, pois através das páginas do impresso, diversas atividades filantrópicas do Rotary foram retratadas pelo Tribuna do Leste, que assim como o Rotary Club de Manhuaçu faz parte da história de Manhuaçu e região.
Ouça o integrante da administração do Rotary Clube Manhuaçu, Paulo Oliveira:
Jailton Pereira / Danilo Alves – Tribuna do Leste