Escoteiros participam do projeto “Onde você quer jantar esta noite?”
![](https://www.tribunadoleste.com.br/wp-content/uploads/2017/10/Marca-Dágua-179.jpg)
O grupo Escoteiro República Manhuassu, criado há três anos, tem dado verdadeira lição de espírito, união, sabedoria e determinação. Cada integrante tem demonstrado habilidade no que faz, principalmente no cumprimento de tarefas que são desafiantes.
Integrantes do grupo passaram por uma prova concreta no sábado, 30/09, na elaboração de comidas típicas, através do projeto “Onde você quer jantar essa noite?”, que teve como objetivo desenvolver habilidades no preparo de comidas típicas de determinada região. Os escoteiros precisavam identificar os principais elementos das roupas típicas de uma cultura, e valorizar as expressões culturais e efetivas que se manifestam em volta da refeição. Além disso, puderam compartilhar momentos agradáveis em um ambiente criativo ao praticarem o preparo das refeições, visto que, os escoteiros cozinham seu próprio alimento em suas atividades.
Distribuídos em grupos chamados de “patrulha”, eles concluíram a parte das etapas das Insígnias de Lusofonia ou Cone Sul. Cada um a seu modo, as patrulhas representaram vários países. Patrulha Coruja (Síria); Leão (Portugal); Lobo (Japão); Sênior (Tailândia) e Águia (Angola). A avaliação foi feita por uma comissão julgadora, que elegeu a Patrulha Leão por ter desenvolvido um caldo verde, que poderá ser feito em acampamento durante programa de treinamento dos escoteiros, que precisam de habilidade para preparar a própria comida.
O projeto foi coordenado por Daniele Miranda, incentivadora e integrante do grupo de forma que a cada dia os escoteiros possam colocar em prática o aprendizado e terem senso de companheirismo. “Esse aprendizado culinário tenta quebrar o estigma de que os meninos não sabem cozinhar. Nos acampamentos, meninos e meninas sempre dividem as tarefas na cozinha. Eles interagiram, e durante um mês ficaram pesquisando e elaborando a receita”, conta orgulhosa Daniele Miranda.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste