Centenário da Igreja de Nossa Senhora da Penha é celebrado com grande festa em Chalé
No ano de 1917, em um terreno doado pelo Sr. Francisco Januário Gomes, o Chiquinho Gomes, fazendeiro conhecido na época, que teve início a história da Capela de Nossa Senhora da Penha, no distrito de Penha do Coco, município de Chalé-MG. Em virtude da comemoração pelo seu centenário, a comunidade viveu dias de festa com celebrações e outros movimentos importantes, sempre com grande presença de católicos locais e visitantes. Várias comunidades vizinhas colaboraram nas celebrações durante a novena e demais acontecimentos.
Fé e devoção
Uma prova de união e fé, ocorrido no dia primeiro de setembro, dia exato do centenário ano de evangelização, mobilizou vários fiéis da comunidade, ao fazer a transposição do cruzeiro de aproximadamente uma tonelada, em um percurso de uns 500 metros, saindo do início do calçamento sentido Chalé, até a igreja em procissão e oração.
Mais de 50 homens carregaram a cruz que foi fixada ao lado da igreja. Segundo Padre Agnel, pároco da paróquia de Nossa Senhora do Amparo, da qual faz parte a Capela de Nossa Senhora da Penha, foi uma linda expressão de fé. “Nosso povo tem demonstrado uma fé muito grande. Começamos a celebração no dia 24 de agosto e encerramos no dia 02 de setembro. Nossa comemoração teve missas todos os dias, recebemos vários padres e muitas comunidades vizinhas. Nesse tempo ouvimos depoimentos de pessoas mais antigas na comunidade, que relataram como foi o princípio de tudo. Chama a atenção o fato das primeiras celebrações acontecerem em meio a um bambuzal. Hoje, felizmente, temos uma linda capela e uma comunidade fervorosa”, comemorou.
Ouça a entrevista com o pároco da paróquia de Nossa Senhora do Amparo, Padre Agnel:
A comunidade Nossa Senhora da Penha se destaca também pela confraternização entre seus membros. Sempre fazem mutirão para colaborar um com o outro, seja na colheita, ou em outra necessidade. A comunidade também tem um grupo de cozinheiras que fazem serviço voluntário para todos os casais que se casam na capela e servem almoço ou jantar. São muitos movimentos importantes que marcam a história centenária dessa comunidade, que é um exemplo de fé e devoção.
Klayrton de Souza