Conceição de Ipanema sedia encontro de agroecologia
A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição realizou, no dia 18/08, o 1º Encontro Regional de Plantas Medicinais e Agroecologia, realizado em Conceição de Ipanema. A iniciativa do projeto surgiu a partir da preocupação do Padre João Batista de Oliveira com o desmatamento no entorno da cidade, colocando em risco árvores centenárias.
A primeira atividade do dia foi uma caminhada seguida da celebração de uma missa próxima a um jequitibá com mais de 2000 anos. A árvore é um patrimônio histórico da região e se tornou referência para as atividades de preservação. Na parte da tarde, após um almoço, foram ministradas palestras com integrantes da Associação de Agricultores Familiares Orgânicos e Terapeutas Naturalistas de Manhuaçu e Região (AGRIFON) – Júlio Maria Ribeiro, Zé Antônio e Paulinho, sobre ecologia, sustentabilidade e gestão de recursos hídricos.
Participaram do evento membros do Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) e o presidente da entidade Senisi Rocha, comunidade e alunos da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek de Conceição de Ipanema e representantes da Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu (SRE Manhuaçu).
O idealizador do projeto, Pe. João Batista, destacou a integração de diversos segmentos da sociedade a favor da causa ambiental. “O nosso encontro tinha como objetivo celebrar os 2400 anos do nosso Jequitibá, ainda desconhecido da maioria do povo de Deus de Conceição e da nossa região. Buscamos exaltar a consciência ambiental e os valores da fé encarnada no espírito cristão do jeito de Jesus. Não dá para ser de igreja sem amar a natureza que é uma criação de Deus”, disse.
Danilo Alves – Tribuna do Leste