Representantes de Manhuaçu são delegados na I Conferência da Igualdade Racial
Para fortalecer as políticas públicas, a Secretaria de Cultura Patrimônio Histórico e Esportes (que atua em parceria com a sociedade civil organizada) realizou a I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, em Caratinga. O evento aconteceu na última e reuniu representantes de vinte municípios.
Com o tema “Minas Gerais promovendo a Igualdade Racial por nenhum direito a menos”, o encontro discutiu onze eixos temáticos: Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Social; Educação; Cultura; Mulher e Empoderamento Feminino; Povos e Comunidades Tradicionais; Juventudes e Empoderamento; Segurança Pública e Acesso à Justiça, Saúde; Combate ao Racismo Institucional e Fortalecimento de Órgãos de Promoção da Igualdade Racial; Migração; Xenofobia e Intolerâncias Correlatas; Mídia e Racismo.
A coordenação governamental do evento foi da Secretaria de Cultura Patrimônio Histórico e Esporte. O anfiteatro da Escola Estadual José Augusto Ferreira ficou superlotado para que os participantes pudessem debater os temas propostos. Também esteve presente o secretário de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, Nilmário Miranda; a subsecretária Estadual de Igualdade Racial do Estado de Minas Gerais, Cleide Hilda de Lima Souza; e a superintendente Regional de Ensino de Caratinga, Landislene Gomes.
Com o apoio da Prefeitura de Manhuaçu, integrantes do Conselho Municipal pela Igualdade Racial e da Associação do Movimento Cultural Negro estiveram participando do evento, que serviu para nortear o trabalho que vem sendo desenvolvido no município.
Para o presidente da Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu, Marco Antônio Cabral, as discussões alavancaram, bem como propostas escolhidas que serão levadas para a IV Conferência Estadual de Igualdade Racial – marcada para os dias 25, 26 e 27 de agosto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Marco Cabral explica que todas as propostas vêm de encontro a atender o que o conselho e a associação almejam trabalhar no município de Manhuaçu. “Todos os representantes de Manhuaçu foram eleitos delegados, para estarem defendendo as ideias na IV Conferência Estadual. Agora vamos fortalecer as ações do trabalho e a política pela igualdade racial no município”, relata. Ao fazer suas considerações, o secretário de Direitos Humanos de Minas Gerais, Nilmário Miranda disse ter ficado feliz com a organização. Segundo ele, os avanços precisam acontecer para que as políticas voltadas à promoção da igualdade racial tenham impacto positivo.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste