DestaqueNegóciosRadio AM710Radio FM

Expo Divino: cabra produz 12 quilos de leite em concurso

Em sua 15ª edição, o Concurso Leiteiro de Cabras chamou a atenção, com a participação de vários produtores, que apresentaram seus animais que surpreenderam na produção de leite. Por sua vez, o concurso leiteiro teve registrado o recorde da cabra “Cachoeira”, que atingiu um alto nível de produção na categoria jovem, e encontra-se no ranking das cabras mais produtivas de todos os tempos. A cabra produziu mais de 12 quilos de leite e foi a campeã do concurso.

De acordo com um dos organizadores do evento, Maurício Ferreira, a cada ano tem surgido novos participantes com investimento fortíssimo na criação de cabras, capazes de produzir a mesma quantidade de leite de uma vaca. No pavilhão onde os animais permaneceram confinados para a ordenha, as pessoas que visitaram o local ficaram encantadas com o desempenho dos animais. Por outro lado, o organizador relata que o concurso tem despertado os produtores para trabalharem a qualidade dos animais, do leite e aumento da produtividade. Segundo ele, a recordista nacional jovem até então atingiu 11,895 (onze quilos e oito centos e noventa e cinco gramas) e a cabra adulta com 11,348 (onze quilos e trezentos e quarenta e oito gramas). Agora a cabra “Cachoeira” ultrapassou com a quantidade produzida.

Para garantir a produção, houve o acompanhamento de técnicos da EMATER-MG, para segurança e bem-estar do animal e preservar a genética. Ele relata que para a região é de suma importância ter um animal com essa qualidade, pois, estimula outros produtores a estarem apostando na caprinocultura. Esse incentivo dado a eles, com apoio técnico, premiação e competitividade faz com que fiquem felizes. Sendo assim, confirmada a importância da iniciativa a atividade geradora de renda no município atrai participantes de outras regiões. Maurício Ferreira disse de sua alegria em receber produtores de Andradas, Santa Margarida, Manhuaçu e visitantes que ficaram surpreendidos com o nível do evento realizado durante 15º torneio, que ultrapassou todas as expectativas.

O dono da cabra “Cachoeira”, Gilberto Teixeira diz que por acaso comprou o animal em Andradas, mas nunca pensou que fosse vencedor de um concurso tão disputado. Ele ressalta que trabalha com caprinos há 28 anos e nunca teve um resultado assim. Sempre tem atenção voltada para a alimentação do animal, a fim de garantir a evolução e a produtividade. “Para manter o animal sempre sadio, o segredo é a dedicação e cuidado especial que ele exige. O lugar onde a ‘Cachoeira’ fica é higienizado, para não cair a produção”, relata o produtor feliz com o resultado.

O caprinocultor Gilberto Cerqueira ressalta que todo o cuidado é relevante para a produção e pasteurização do leite. Ele explica que o consumidor deve observar desde a origem, a higienização e o selo do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) que certifica a boa qualidade do leite. “O leite de cabra contém mais cálcio e a digestão mais rápida, além de outros benefícios à saúde”, diz o produtor.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

Fotos: Luciano Rodrigues

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo