CidadeDestaqueRadio AM710Radio FM

Núcleo de Apoio ao Trabalhador disponibiliza mão de obra para o mercado de trabalho

O Brasil é considerado hoje uma economia em ascensão. Por outro lado, observa-se um quadro de escassez de profissionais de alta qualificação; um mercado de trabalho cheio de fragilidades, muito em decorrência do aumento do trabalho precário e autônomo, do aumento dos contratos flexíveis pouco regulados e das altas taxas de rotatividade. Por isso, o investimento em políticas ativas do mercado de trabalho, principalmente qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra, são importantes para a qualificação do trabalhador que está em busca de retornar ou ingressar em suas áreas de atuação.

E devido a demanda de oferta/procura de empregos em Manhuaçu, a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, reativou o Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT). A iniciativa tem por objetivo inserir com rapidez e eficiência o trabalhador que se encontra fora do mercado de trabalho, buscando as questões que envolvam sua dificuldade de colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

O público alvo do programa são trabalhadores em geral, desempregados ou em busca de nova ocupação, pessoas portadoras de deficiências, diaristas, autônomos e profissionais liberais, pessoas que buscam o primeiro emprego, menores aprendizes, empregadores da iniciativa privada ou governamental. Segundo a secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, como o município não conta com uma unidade especifica de intermediação entre mão de obra e empresa, o NAT tentará inserir ou recolocar o trabalhador no mercado de trabalho de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego. “Além disso, o programa buscará melhorar o acesso do empregador ao cadastro de trabalhadores, facilitando na seleção dos seus futuros empregadores”.

Giuzaina Gregório afirma que entre as acessibilidades propostas pelo Núcleo de Apoio ao Trabalhador constam viabilizar a qualificação social e profissional de trabalhadores que procuram atendimento na unidade, promovendo a preparação dos trabalhadores com vistas a sua empregabilidade por meio de ações de elevação de escolaridade, inclusão digital, competências básicas para o trabalho, dentre outras. “O NAT busca intermediar a mão-de-obra informal para prestação de serviços domésticos de faxineira, passadeira, cuidadora, lavadeira e serviços gerais e outras ocupações como, bombeiro, eletricista, dedetizador, jardineiro, pedreiro, etc. Promover cursos de capacitação e treinamentos para os trabalhadores a fim de qualificar e certificá-los dando assim, maior credibilidade e confiabilidade ao seu currículo”, afirma. Além das ocupações ofertadas, Giuzaina Gregório solicita as empresas do município que entrem em contato com a Secretaria para saber mais a respeito das pessoas cadastradas na iniciativa.

E os interessados em concorrer a uma das vagas disponíveis devem se cadastrar no NAT e se candidatar à função desejada. Mais informações podem ser encontradas na Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, localizada na rua Monsenhor Gonzalez, 498, ou através dos telefones 3332-3800 ou 3332-3770.

Danilo Alves – Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo