DestaqueRadio AM710Radio FMSaúde

Renalclin: a saga e a epopeia da unidade de hemodiálise de Manhuaçu 

A UTRS RENALCLIN LTDA MANHUAÇU MG, Clínica Especializada no Tratamento das Doenças Renais Hemodiálise de Manhuaçu / MG e na Terapia Renal Substitutiva nas suas modalidades: Hemodiálise, CAPD e DPI, se orgulha em estar comemorando 25 anos de uma parceria bem-sucedida com a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu em suas gestões anteriores, Secretaria Estadual de Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS). Neste longo período a entidade passou por diversos cenários políticos, econômicos e sociais, mas a Renalclin sempre pautou nos princípios básicos de humanidade, respeito e valorização de seus clientes, independente de posição social, distinção de raça ou retorno financeiro e no compromisso assumido junto a Secretaria Municipal de Saúde de atender toda demanda do SUS referenciada da microrregião de Manhuaçu com qualidade, resolutividade e presteza.

A Renalclin atende atualmente 195 pacientes do SUS em programa de hemodiálise, oriundos de 24 municípios da microrregião de Manhuaçu e 18 pacientes oriundos dos municípios do Sul do Espirito Santo. A instituição possui uma atuação ativa e importante no processo de prevenção da Doença Renal Crônica com incursões periódicas junto a população da cidade e dos municípios em datas especiais como a semana da nefrologia, Dia mundial do Rim, através do projeto VIVA RIM em movimento em parceria com a OSCIP Brasil Novo Rumo.

A Renalclin foi fundada e iniciou o serviço de nefrologia e diálise em 1992, em Manhuaçu, onde começou suas atividades em parceria com o Hospital César Leite (HCL), que detinha o credenciamento junto ao SUS. De início, o serviço foi implantado nas dependências do Hospital, e encerrou uma história de sofrimento e morte dos portadores de insuficiência renal crônica da região, que tinham que se deslocar para longas distâncias ou deixar seu domicilio para manutenção de seu tratamento dialítico. E tudo começou quando 15 quinze pacientes de Manhuaçu e região, que viajavam para fazer hemodiálise em Caratinga, fizeram um abaixo assinado, solicitando ao Dr. Eli Nogueira uma clínica de hemodiálise em Manhuaçu. Fato este atendido com o apoio do provedor do Hospital Cesar Leite Sr. Nudan Pizeli, grande colaborador do projeto.

Ouça trecho da entrevista com Dr. Eli Nogueira

Entretanto após o incidente em Caruaru em 1996, onde várias vidas foram ceifadas devido a contaminação da água utilizada no tratamento dialítico, várias portarias e resoluções foram editadas para regulamentação técnica do funcionamento dos serviços de diálise (Portaria 2.042, em 1996) e o setor passou por mudanças cruciais e necessárias para melhorar a qualidade e a segurança desta terapia. Diante deste novo cenário as clinicas de todo país passaram por muitas dificuldades financeiras e precisaram investir valores muito elevados (em torno de seis milhões de reais na ocasião), para se adequarem as novas exigências do Ministério da Saúde, como aquisição de máquinas de proporção importadas, área física adequada, ambiente climatizado, tratamento de água com osmose reversa e muitas outras exigências a nível de gestão.

Devido aos investimentos necessários para cumprir a nova portaria do SUS, o credenciamento para se ter uma hemodiálise na região foi repassado a Renalclin, que sempre acreditou e apoiou qualquer iniciativa para melhorar a saúde pública na região. A instituição aceitou e solidificou a parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Minas ao credenciar seu serviço próprio de hemodiálise junto ao Ministério da Saúde, onde foram investidos na ordem de seis milhões de reais, para criação do moderno e tecnológico centro satélite de hemodiálise no bairro Alfa Sul. A instalação é considerada um dos complexos renais mais bem montados do país e confere orgulho e confiança a seus pacientes e familiares, através dos serviços nefrológicos de hemodiálise prestados.

Evolução para maquinas de proporção

O sócio e fundador da Renalclin, Dr Eli Nogueira, destaca que os investimentos foram elevados na hemodiálise em Manhuaçu ao longo destes 25 anos. Ele acrescenta que esses montantes obtidos forneceram um tratamento digno aos pacientes e cumpriram as referidas portarias que normatizaram o tratamento, pois a vida humana não pode ser objeto de interesses financeiros. Dr Eli Nogueira exalta, em nome dos pacientes e da equipe de profissionais que integram a Renalclin, a eterna gratidão a seres humanos que contribuíram para a execução e preservação deste projeto da hemodiálise em Manhuaçu. Dentre estes Srs. Nudan Pizelli, Jorge Hannas, Mario Assad (In Memorian), Rafael Guerra.

Segundo Dr Eli Nogueira, existe uma defasagem em torno de 56% na tabela SUS conforme dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e da Associação Brasileira de Diálise e Transplante (ABCDT). “Mas estamos cumprindo de acordo com a Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS) – pagina 25 e parágrafo 3, a suficiência de atendimento da população de Manhuaçu e das cidades que a referenciam, através da Renalclin que atende a estes requisitos”, enfatiza.

É conhecido que as Terapias Renais Substitutivas (TRS) constituem um tratamento de alta complexidade e dependente das constantes evoluções tecnológicas. E para que se consiga fomentar um serviço de qualidade e possa realmente levar os benefícios da ciência aos menos favorecidos, quase esquecidos do interior e dos grandes centros urbanos, é necessário um número mínimo de pacientes. E este número é bem superior a 200 e por isso a microrregião de Manhuaçu está sob responsabilidade e cobertura da Renalclin, apesar da defasagem de 56% na tabela SUS para o procedimento em TRS Hemodiálise em todo o Brasil, destaca Dr Eli Nogueira.

“Entretanto, espero que as autoridades e a população de Manhuaçu tenham a sensibilidade necessária em continuar nos apoiando neste projeto. E após tantos anos investindo e criando a referência em nefrologia e tratamento dialítico na região, partindo de duas máquinas e quinze pacientes que dialisavam em Caratinga, e chegando aos dias atuais, sempre acreditamos e tivemos a coragem de investir neste projeto de salvar vidas e aliviar a dor e o sofrimento de nossos semelhantes. E assim, Manhuaçu possui esta referência de tratamento, que foi implantada com a filosofia ética, visando a dignidade e o respeito à vida ao longo destes vinte e cinco anos”, salienta o médico nefrologista Dr. Eli Nogueira.

Ele agradece a todos os cidadãos de Manhuaçu e região, que de forma direta ou indireta contribuíram para as realizações de um trabalho digno, e aos pacientes portadores de insuficiência renal crônica, heróis anônimos da vida, e que acreditaram no trabalho da Renalclin. “E ao Dr Rubens Abi Ackel nossos eternos agradecimentos em meu nome e dos pacientes pelos grandiosos serviços médicos prestados recentemente como coordenação clínica. Podemos afirmar que a Renalclin faz parte da família Manhuaçu e que juntos continuaremos neste nosso comprometimento em busca de melhorar ainda mais, para continuar cuidando de nossos munícipes referenciados”, destaca sócio fundador e Diretor Clinico da Renalclin, Dr. Eli Nogueira, medico Nefrologista.

Danilo Alves

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo