DestaqueEconomiaRadio AM710Radio FM

Polícia Militar e Executivo discutem segurança na feira gastronômica

Para as pessoas que acompanharam a movimentação da feira gastronômica desde quando foi iniciada, no jardim da Praça Cordovil Pinto Coelho, ficaram assustadas com o fato ocorrido na última edição, no dia 09 de junho passado. O ambiente familiar e aconchegante teve sua característica mudada, devido a uma rixa entre várias pessoas, que interromperam o lazer de quem estava participando do evento. No local, houve pelo menos três registros de briga generalizada, sendo detectado que alguns envolvidos estavam embriagados por terem adquirido bebida alcoólica (vodka) no estabelecimento que fica nas proximidades.

Graças a ação policial para dispersar os envolvidos, foi possível identificar um adolescente de 14 anos, que informou ter sido vítima de agressão, visto que, o seu primo havia se envolvido numa confusão. Para defendê-lo, acabou intervindo e foi chutado por pessoas que estavam nas proximidades do Posto de Policiamento do Centro. Disse ainda que, seu primo havia ingerido bebida alcoólica.

O episódio chamou a atenção das autoridades de segurança pública, órgãos ligados à situação que envolve crianças e adolescentes e Secretaria Municipal de Cultura, para uma ampla discussão do que pode ser feito, medidas a serem a adotadas a fim evitar que o fato se repita no evento, que já se tornou tradição ao final de cada mês na cidade.

Algumas diretrizes já foram definidas desde o ocorrido, e na última quarta-feira, 21, uma reunião com a presença de representantes da Polícia Militar, Associação de Moradores do Centro e Poder Executivo discutiram as principais ações que devem ser implementadas para eliminar quaisquer possibilidades a fim de evitar que pessoas embriagadas fiquem perambulando no interior da feira de gastronomia. Para isso, a contratação de segurança particular, iluminação do local e a proibição de bebida alcoólica foram destaques junto aos participantes da reunião. A mudança do local de funcionamento da feira gastronômica poderá ser uma alternativa, para evitar a presença de “baderneiros” durante a realização do evento.

Novo espaço é discutido no encontro

Considerando que o jardim da Praça Cordovil Pinto Coelho, onde a feira é realizada, ter sido palco da briga que causou medo e insegurança às pessoas, ficou definido que o próximo evento deve ocorrer na Praça Cinco de Novembro. O planejamento é para instalar as barracas, a partir da esquina da agência dos Correios até à banca de revista, que fica na esquina da Rua Luiz Cerqueira. Ao todo, são cinquenta expositores que precisam de um espaço adequado, já que cada barraca ocupa um raio de dois metros. Para alguns, o local escolhido oferecerá mais segurança, tranquilidade aos participantes e expositores. A ideia será levada numa reunião com a presença da Polícia Militar, Associação de Moradores do Centro, Poderes Executivo e Judiciário, Conselho Tutelar e Comissariado de Menores, com data a definir.

Eduardo Satil – Tribuna do Leste

 

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo