ColunistasDestaquePe. José Raimundo (Mundinho)

Reflexão: Poesia, arte e cultura, quem sobrevive sem?

Pe. Mundinho, sdn

O mundo dos poetas e artistas é diferente! O mundo é o mesmo, no entanto, eles enxergam diferente! Têm uma visão outra da realidade que os diferenciam dos comuns dos mortais. Que seria do mundo sem poesia? Que seria da vida sem literatura? Que seria da humanidade sem a beleza das Artes?

Ouça também:

Imaginem uma realidade nua, racional, objetiva, fria, com descrições técnicas, medidas, calculadas e rigorosamente cronometradas. Se tudo se traduzisse em apreciações e avalições críticas do objetivo sem permissão para o subjetivismo navegar livremente pelas águas da imaginação?

Quem suportaria narrativas diretas da vida, dos temas, dos fatos, dos projetos e iniciativas sem o néctar do sonho, do deslumbramento, da alegria do imaginário, das esperanças utópicas de cada mente ou coração?

Graças a Deus a realidade não é assim. Existem os poetas, os escritores, os artistas, os músicos, literatos e filósofos que fazem da vida uma passagem agradável, que vislumbram horizontes, que se perdem no tempo, não olham relógios, vibram com o detalhe, descobrem o belo em quase tudo e sabem viver a sensação do momento e a faz acontecer.

Este é o mundo dos literatos, poetas e artistas que compõem a sociedade, inclusive a nossa de Manhuaçu. Existe aqui a Casa de Cultura ( a Casa Cor de Rosa) que abriga em um de seus cômodos a Academia Manhuaçuense de Letras que reúnes literatos e artistas para acolher, incentivar e propagar a cultura em nossa cidade e região. Sabem eles e elas reconhecerem todo o empenho e esforço dos artistas que fazem nossa vida ser melhor.

Participei, na última sexta-feira, 09/06, da sessão solene da Academia que ao comemorar os 116 anos de nascimento de José Lins do Rego Cavalcanti, seu patrono, condecorou algumas personalidades e instituição que contribuíram para a cultura de Manhuaçu e região além de realizar o lançamento de dois novos livros. Fui representando o Tribuna do Leste (Sistema de Comunicação que engloba o jornal, jornalismo das duas emissoras AM e FM e o portal) que recebeu a Comenda José Lins do Rego Cavalcanti (medalha e diploma).

POESIA É ARTE,POESIA É CULTURA

Se a humanidade
Gostasse mais de poesias,
No mundo não haveria
Guerras e desigualdades.
Seria um mundo ideal,
Cheio de oportunidades.
E a paz universal
Seria realidade.
Seria um mundo perfeito,
Sem ódios, sem preconceitos,
Sem desavenças ou rancor.
Sem crimes, sem falsidades,
Pois a poesia é na verdade,
Um manifesto de amor.

Se a humanidade
Esquecesse as diferenças,
E as indiferenças
O mundo seria bom.
Se a criança aprendesse,
Desde cedo,a poesia
O universo seria
Livre de tanta tensão.
Se a humanidade,
Gostasse mais de cultura,
Valorizasse a leitura,
Desse valor à poesia.
O mundo seria justo,
Sem ódios,sem violência
E boa a convivência
Entre povos e etnias.

Meus amigos,a poesia,
Não é vã filosofia,
Poesia é arte,é paz!
Quem escreve e quem lê,
Não tem tempo a perder
Com pensamentos banais!!!

Luiz Carlos Gurutuba

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo