CulturaRadio AM710Radio FM

Academia Manhuaçuense de Letras comemora aniversário de patrono com homenagens

O presidente e acadêmico, Dr. Luiz Amorim
O presidente e acadêmico, Dr. Luiz Amorim

A Academia Manhuaçuense de Letras realiza na noite desta sexta-feira,09/06, a Sessão Solene comemorativa aos 116 anos de nascimento do patrono da Academia, o escritor José Lins do Rego. Durante o evento será outorgado o Comendo José Lins do Rêgo à cinco homenageados.

O presidente e membro da Academia, Dr. Luiz Gonzaga Amorim explica que os homenageados são pessoas que colaboram com a cultura, educação e desenvolvimento social em Manhuaçu. “São pessoas da nossa cidade que de uma forma ou de outra colaboram com a cultura e esse evento comemora os 116 anos do nascimento do nosso patrono, que foi um grande escritor desse país e trabalhou como promotor público em Manhuaçu. Faz parte da nossa história”, diz.

O acadêmico também conta que durante a Sessão haverá o lançamento do livro “Eterno Amor”, da jovem escritora Natália Schettine, de 23 anos. “Teremos também esse momento do lançamento do livro. Esta é uma sessão de aniversário muito importante para todos nós, tanto acadêmicos quanto sociedade de Manhuaçu”, destaca. “Convidamos todos aqueles que gostam de cultura, será muito importante para nós recebê-los em nossa casa.”, conclui o presidente.

A composição da Academia Manhuaçuense de Letras

O presidente da Academia Manhuaçuense de Letras explica que a Casa possui 40 cadeiras com membros efetivos. Cada uma com seu patrono.  Além dos efetivos, também é composta pelos membros Honorários e Beneméritos. “Os Beneméritos são aqueles membros que já se fizeram efetivos, que já prestaram relevantes serviços à Casa. Porém, hoje, por motivos de saúde ou da idade avançada, não tem mais aquela condição de participar diretamente. É uma classe até superior aos efetivos, pois é uma classe que já trabalhou”, destaca.

As reuniões ordinárias são quinzenais. Nelas, são tratados assuntos internos da Academia e também há palestras ministradas por acadêmicos sobre o seu setor específico de trabalho. “Convidamos também pessoas de fora. Sempre temos um assunto novo a cada sessão”, comenta Dr. Luiz.

Além são realizadas duas sessões solenes por ano: uma em junho, que é a data de nascimento do patrono José Lins do Rêgo, e em setembro, mês de aniversário da Casa. Todas as nossas sessões são abertas ao público.

Ouça a entrevista com o presidente e acadêmico da Academia Manhuaçuense de Letras, Dr. Luiz Gonzaga Amorim: 

Tribuna do Leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo