CulturaRadio AM710Radio FM

Café literário incentiva alunos à boa leitura

O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, visa despertar nos alunos para conhecer a Biblioteca Pública Municipal, professora Custódia Abi Saber.

O primeiro encontro aconteceu na manhã de quarta-feira, 31/05, e contou com a participação dos estudantes da Escola Estadual João Xavier da Costa e apresentação da obra literária de gênero narrativo, do escritor e membro da Academia Manhuaçuense de Letras, Dr. Paulo Roberto de Magalhães Alves. Eles conheceram a obra literária do escritor intitulada “Contos e Poemas retirados do fundo do Baú”, que traz diversas histórias vividas pelo escritor, ao longo dos anos.

A ideia é que o encontro venha dar motivação para uma boa leitura, estimular o debate e a formação de opinião, as discussões decorrentes das apresentações, e até mesmo a problematização da obra literária. Outro objetivo a ser alcançado é o de tornar a biblioteca pública mais visitada, conhecida e usada.

De acordo com a Secretária Municipal de Cultura, Gena Clara Gil Alcon, desde que assumiu a pasta, sentiu a necessidade de fazer algo que pudesse atrair a atenção de estudantes e da comunidade como um todo. Gena Clara conta que alguns pais levam os filhos para conhecerem a biblioteca, e ficam encantados ao saberem do acervo rico existente que está à disposição das pessoas que querem somar conhecimento para o cotidiano. “Queremos oferecer o melhor para os nossos adolescentes, jovens e adultos que gostam de uma boa leitura. O café literário é um ingrediente a mais, que será realizado quinzenalmente, visto que, os professores adoraram a ideia de abrir o espaço para o mundo da leitura”, ressalta Gena.

Ao falar da apresentação da obra literária aos alunos, Dr. Paulo Roberto de Magalhães falou de sua satisfação em participar do projeto, principalmente o de sentir nos alunos a vontade da busca do conhecimento. “Nossos jovens da atualidade estão muito ligados nas redes sociais. Às vezes, no mesmo lugar, preferem enviar mensagens do que parar para um bom papo. Mas, é interessante que haja o contato pessoal e com a literatura”, disse o palestrante, que, ao final da palestra, presenteou cinco alunos com sua obra literária “Contos e Poemas retirados do fundo do Baú.

Eduardo Satil – Tribuna do leste

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo