Conferência de Saúde da Mulher discute participação e política social
![](https://www.tribunadoleste.com.br/wp-content/uploads/2017/06/WhatsApp-Image-2017-06-01-at-14.00.02-Copia.jpeg)
Para conhecer as reais necessidades e articular ações, o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde de Manhuaçu realizaram na quinta-feira, 01/06, a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O evento foi realizado no auditório da APAE, e contou com a participação expressiva de representantes de todo o município, para a ampla discussão com o foco na saúde da mulher.
Dentre os presentes, a participação da Secretária Municipal de Saúde, Karina Gama; prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães; Coordenadora de ESF, Marizy Vasconcelos; Secretária Municipal de Cultura, Gena Clara; e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson de Abreu.
Diretrizes foram traçadas a partir das demandas levantadas, com base no tema central “Saúde das Mulheres”, desafios para a integralidade com equidade, com o objetivo de propor diversas ações para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Dentro desse propósito, os organizadores e participantes perceberam a necessidade diária para discutirem sobre os variados problemas que atingem a mulher, tanto no enfrentamento à violência, relação aos direitos trabalhistas e que haja a igualdade entre mulheres e homens.
Os temas específicos trabalhados com os participantes foram o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres, o mundo do trabalho e suas consequências, políticas públicas e a participação social.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nelson de Abreu destacou a preocupação com a saúde das mulheres, a implementação de ações voltadas para atender as reais necessidades levantadas, bem como a atuação direta diante do diagnóstico e demandas apontadas na conferência. “Precisamos lutar dia a dia em busca um atendimento, fortalecimento das ações e a constante atenção, para que as mulheres tenham seus direitos garantidos. Tomara que os eixos temáticos discutidos tragam para o município, o resultado que desejamos”, disse Abreu.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste