ANEEL anuncia bandeira verde para junho
A Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, informa que a bandeira para o mês de junho será verde, sem custo para os consumidores. Este sistema de bandeiras tarifárias permite aos consumidores o uso consciente da energia elétrica.
O funcionamento é simples: as cores verdes e amarela nos patamares 1 e 2, indicam se a energia custará mais ou menos em função da geração de eletricidade.
De acordo com o especialista em energia elétrica, Renato Queiroz, nos dois últimos meses a bandeira tarifária estava vermelha, e apesar de o mês de junho ficar com a bandeira verde, é preciso ficar atento. “Saímos da amarela para dois meses de vermelha, e voltamos para verde agora em junho, a gestão dos reservatórios não está muito boa. Quando temágua, eu jogo uma taxa, quando não tem água eu jogo outra taxa. Então um sobe e desce de decisões é preocupante porque eu estou num stop n go de cust.”, explica o especialista.
Mesmo com a bandeira verde o consumidor pode economizar. Segundo Renato Queiroz, os grandes eletrodomésticos que mais consomem energia são ar condicionado, ferro de passar, e geladeira. “A geladeira eu tenho que mantê-la sempre ligada, o que eu tenho que me preocupar é em não ficar abrindo e fechando diversas vezes, o que fará a geladeira consumir mais energia elétrica. O ferro de passar, é aquela famosa dica que todos devem saber: eu acumulo quantidades maiores de roupa para passar num dia só.”.
Ainda é recomendado que se retire os aparelhos da tomada quando não estiver usando ou quando for ficar ausente por um período longo.