Padres com mais de 60 anos participam do 1º Encontro de Padres da Terceira Idade
Na quinta-feira, 11/05, treze padres dos cleros diocesano e religioso com idade superior a 60 anos participaram do 1º Encontro de Padres da Terceira Idade, realizado na Paróquia São Lourenço, em Manhuaçu.
O encontro contou também com a presença do bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira, que completou 69 anos em abril. Durante o encontro, os padres partilharam de momentos de oração, reflexão, depoimentos e celebração eucarística. Além do entrosamento entre os participantes, com muita alegria, o encontro teve momentos de de Oração e Reflexão, Depoimentos individuais e Missa concelebrada.
Em um dos momentos do encontro, os presentes, eméritos e não eméritos, relataram como estão caminhando na vida sacerdotal, nessa altura da vida.
Os sexagenários já deixaram agendado o próximo encontro para o dia 10 de maio de 2018 no mesmo local.
Abaixo confira os depoimentos individuais:
- Dom Odilon: Bispo emérito de Itabira-Fabriciano; preferiu ficar naquela diocese tão carente de padres, trabalhando como Administrador Paroquial e, agora, como Vigário Paroquial, no Horto, Ipatinga; sente-se feliz e alegre por estar servindo.
- Demerval, decano (93 anos de idade): reside em Manhumirim; celebra em casa, todos os dias; dá assistência às Irmãs Sacramentinas; ainda mantém uma página vocacional, na revista Diretrizes.
- Monsenhor Raul: Reside no Seminário Diocesano, trabalha no Arquivo Diocesano, coordena ainda a Equipe do Roteiro; leciona Latim no Propedêutico; celebra todos os dias: no Mosteiro, no Seminário (quartas-feiras) e na Catedral (sextas-feiras).
- Júlio: É cooperador em Manhuaçu há 55 anos; tem ainda um programa diário na Rádio Manhuaçu, às 6 horas; atende confissões; lê muito.
- José de Paula: é vigário paroquial, celebra todos os dias e, aos domingos, 4 missas; está sempre a serviço.
- Boreli: Emérito; recuperou-se totalmente da cirurgia do coração; em casa, atende muita gente, pedindo bênçãos e confissão; celebra na Conceição aos domingos; e toda vez quando lhe pedem.
- Herval: com 80 anos, é ainda vigário paroquial, em Espera Feliz, trabalhando em tudo o que é preciso.
- Santana: é pároco de Espera Feliz, com 55 comunidades; levanta-se às 3h30 da madrugada e reza 4 terços; a Pastoral Familiar já faz parte da sua vida; colabora todo mês n’O Lutador, com a página daquela pastoral; é o responsável pela revista “O Lutador”.
- Dom Emanuel: seis anos de Caratinga, com 16 Padres aqui ordenados por ele; sente-se consolado quando participa da Assembleia dos Bispos e vê tantos Bispos com problemas muito maiores do que os daqui; admira os gestos proféticos do Papa Francisco e procura ter também um coração misericordioso.
- Mateus: experiência de alegria; é vigário paroquial do Santuário da Adoração; e superior da casa.
- Rafael: preocupa-se só com o hoje; deseja, ao aposentar-se, ficar por conta de atender confissões.
- José Raul: é Vigário Paroquial da Catedral e Administrador Paroquial de Vermelho Velho; atende confissões e direção espiritual de todos que o procuram; às quartas-feiras, confissões o dia todo e à noite, na Catedral.
- Pereira: é Vigário Paroquial de Ipanema; fica de quinta a domingo, em Ipanema; e, de segunda a quarta, em Inhapim; tem trabalhado na reforma de casas de pobres: ele entra com o cimento e a família com a mão de obra; já reformaram 20 casas, no Morro do Papagaio.
Fonte: Diocese de Caratinga / Mons. Raul Motta de Oliveira