Luisburgo realiza 1º Fórum da Agricultura Orgânica Sustentável
Na busca do conhecimento sobre a agricultura orgânica, a Fazendas Klen, em Luisburgo, realizou no dia 04/05, o 1º Fórum da Agricultura Orgânica Sustentável, com o objetivo de mostrar a importância do processo de produção orgânica, sem a utilização de agrotóxicos para que haja a continuidade da restauração e manutenção da biodiversidade.
A agricultura orgânica é um processo crescente, pois é uma produção comprometida com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos, para garantir a saúde dos seres humanos, utilizando tecnologias apropriadas à realidade do local de produção. É trabalhada também a utilização de fertilizantes naturais, como adubação através de leguminosas fixadoras de adubo orgânico, nitrogênio, manejo de vegetação, uso racional da água e outras técnicas que sejam adaptáveis à realidade local.
Ao escolher os temas a serem discutidos, a organização do evento procurou abordar o que muitos produtores estão investindo em suas propriedades para a otimização do processo da produção agrícola. Foram abordados os temas sobre rochagem na agricultura familiar pela engenheira agrônoma, Maria do Carmo Cupertino – composição, uso na agricultura, resultados e benefícios.
O agrônomo e consultor de agricultura sustentável, Moisés Dornelas apresentou a palestra sobre os perigos com uso de defensivos e adubo químico para a vida microbiana do solo e tratamentos alternativos. O extensionista agropecuário da EMATER, Enes Pereira Barbosa abordou a agricultura familiar orgânica. Já o empresário Euler Alves Brandão destacou o mercado de produtos orgânicos no mundo e o que querem os consumidores, comportamento, tendências, crescimento e mercados potenciais.
Para o organizador do evento, César Klen, o Fórum de Agricultura Orgânica Sustentável serviu para despertar os participantes a estarem buscando alternativas, a fim de minimizar a agressão tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. A agricultura orgânica tem buscado essa solução, diante da problemática, e seu cultivo se ajusta às características do local e utiliza tecnologias naturais para a manutenção do plantio. “A agricultura orgânica sustentável é aquela que dá lucro para o produtor. Estamos buscando mecanismos para criarmos um modelo de produção e comercialização para toda a cadeia. Aqui mostramos que é possível produzir o orgânico, que pode ser sustentável socialmente, ambientalmente e financeiramente” ressalta o organizador César Klen.
Eduardo Satil – Tribuna do Leste
Fotos: Alessandro Albuquerque