Escoteiros de Manhuaçu visitam a reserva Pedra Dourada, em Luisburgo
Um grupo de escoteiros de Manhuaçu, acompanhados de biólogos, um botânico e equipes de apoio, realizou a primeira visita à reserva da Pedra Dourada, localizada no município de Luisburgo. A expedição aconteceu no sábado, 25/03, como sendo o marco inicial da visitação ao público àquele santuário ecológico. Localizada na Pedra Dourada, a unidade de conservação foi criada e é mantida por particular. O sonho teve início há mais de 30 anos entre dois amigos apaixonados pela natureza, com uma preocupação e visão futura para a preservação ambiental.
O proprietário dos 190 hectares de terra, Nagipe Viana Klen conheceu o ambientalista Eduardo Bazém, e juntos passaram a sonhar com a transformação de toda a área na reserva da Pedra Dourada, que está a 1810 metros de altitude e geografia favorável. Agora, prestes a se tornar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
A reserva traz um encantamento a quem visita e no ponto mais alto oferece visibilidade capaz de levar os olhares aos quatro cantos, onde é possível observar a existência de uma riqueza ambiental muito singular. Passeando pela reserva, percebe-se que a natureza encarregou de mesclar vegetação da Mata Atlântica e espécies da flora que dão o tom da beleza natural. A fauna também está aparecendo em alguns pontos da reserva, com sua diversificação. A trilha principal tem nível de dificuldade moderado e pode ser feita por pessoas acima de 10 anos.
De acordo com Cesar Klen, seu pai, Nagipe Viana Klen começou a se preocupar com o meio ambiente no momento em que pouco se falava em preservação. Durante a caminhada pela trilha, Cesar mostrava com orgulho as árvores nativas com troncos enormes, as pequenas plantas que estão surgindo, além das orquídeas e bromélias que enfeitam o lugar escondido no vale encantado.
Cesar Klen explica que já está caminhando o processo para transformar a reserva numa RPPN, que terá pousadas construídas com containers na área de camping. “Queremos que as pessoas venham, para terem consciência sobre o meio ambiente e possam usufruir de toda essa beleza que tem aqui em cima. Esse é um sonho de todos da família, recebendo visitantes nesse santuário”, ressalta Cesar Klein.
A partir da abertura ao público, a parceria e o trabalho de voluntários que amam a natureza tem sido fundamental. Para o prefeito, José Carlos Pereira, sua vontade é ver a Pedra Dourada tornar-se um ponto turístico. “Com a criação da RPPN vai gerar ICMS Ecológico para o município. Fornecemos transporte até a entrada da reserva, para facilitar aos visitantes”, disse o prefeito.
Os visitantes ficaram maravilhados com a diversidade existente na reserva Pedra Dourada, e os espaços que servirão para atividades de educação ambiental. Para o chefe da tropa, Clayton Castro, a visita serviu para orientar os escoteiros a terem uma consciência maior sobre as questões ambientais. “Esse ano estamos trabalhando o tema “escotismo e sustentabilidade”, e esse contato com a reserva Pedra Dourada foi importante. Eles adoram desafio, e o passeio certamente ajudou na complementação do conhecimento deles”, ressalta Clayton Castro.
Abaixo, confira a matéria em áudio
Eduardo Satil