CulturaDestaqueRadio AM710Radio FM

2º Fórum Municipal de Cultura discute parceria e necessidade para ações culturais

trocarCom o objetivo de diagnosticar as reais necessidades na área cultural, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou na quinta-feira (23/02), o II Fórum Municipal de Cultura. O evento construiu debates sobre o Sistema Municipal de Cultura, participação ativa dos diversos segmentos, definição de ações do Plano Municipal de Cultura, composição do Conselho Municipal de Cultura e o calendário anual de eventos culturais e turísticos de Manhuaçu.

Os participantes dos debates assinalaram várias situações, que necessitam da ação constante do Poder Público, para a motivação e condução dos projetos ligados à cultura local, que atualmente vive esquecida e talentos nas mais diversas áreas estão no anonimato, devido a falta de espaço para mostrarem seus talentos. Dentro do universo musical, há aproximadamente 40 bandas que ensaiam nos fundos de quintais ou nas garagens, e são poucas conhecidas em virtude de não terem ainda o apoio que precisam, até mesmo para ficarem na vitrine.

Para os artistas que participaram do II Fórum Municipal de Cultura, é preciso que haja mais incentivo, divulgação ampla para que toda a população fique sabendo o que a cidade tem, bem como nos distritos onde há muitos talentos, que por falta de um espaço e oportunidade desistem do sonho bem cedo. Durante os debates, os participantes escolheram pelo menos 15 propostas para fazerem parte do calendário anual de eventos culturais e turísticos de Manhuaçu, somando alguns já existentes.

Para a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Gena Clara Gil Alcon, ao assumir a pasta decidiu elaborar o calendário e sentiu a falta de espaço e a participação daqueles que fazem a arte acontecer. Ela diz que sentiu uma carência muito grande e a falta de motivação para o enriquecimento da cultura no município ficou evidente durante o evento. Gena Clara ressalta ainda que, os participantes somaram as ideias dando credibilidade ao trabalho pretendido pela secretaria. “Vamos fazer o que for preciso para que a cultura enriqueça. Vamos adequar as ideias e colocar em prática o que foi discutido junto aos representantes dos diversos segmentos”, afirma a secretária.

O coordenador do II Fórum Municipal de Cultura, Comendador Fabrício Santos explica que desde o momento em que elaborou a pauta do evento, teve a noção da ampliação das ideias. Na palestra sobre os “desafios e perspectivas da cultura municipal e a discussão com os participantes, ficou mais evidente que se faz necessário o incentivo à cultura. “A retomada dos festivais de música, capoeira, artesanato, sarau literário, infantil e outras culturas serão fundamentais. Todas as propostas vieram de encontro ao que era o nosso desejo”, completa Fabrício Santos.

Eduardo Satil

Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo