Atendimento nos ESF é regularizado após falta de médico nas unidades de saúde
Na última semana a falta de médicos em algumas unidades de saúde em Manhuaçu gerou preocupação por parte dos usuários.
Na unidade de saúde do bairro Santana, a moradora Sônia Maria Braga, 69 anos, manteve contato com TL para reclamar a dificuldade em conseguir uma avaliação médica que permitisse tomar a vacina contra a febre amarela.
Sônia conta que não possuía condições de buscar atendimento na rede privada. “Procurei outros postos também, mas encontrei a mesma situação. Igual no meu caso, não tenho condição de pagar duzentos ou trezentos reais em um médico particular pra conseguir essa autorização. É de prioridade? Sim. Necessidade? Sim, mas eu não tenho esse dinheiro”, lamenta.
Secretaria Municipal de Saúde
Em entrevista ao TL, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está instalando o atendimento médico nos PSFs com uma carga horária de oito horas diárias, perfazendo 40 horas semanais conforme rege o contrato.
De acordo com a Secretaria, o Ministério da Saúde (MS) determina que cada equipe de saúde da família deva contar com, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. A proposta, que foi implantada em 1994, é considerada pelo MS a principal estratégia para garantir a atenção básica no país. Como as ESF são organizadas por territórios, na base da atuação das equipes está justamente o vínculo com as comunidades onde atuam. O Ministério da Saúde afirma que o ideal para garantir esse vínculo é a manutenção das 40 horas semanais para todos os profissionais.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de Manhuaçu, Karina Gama, uma das determinações da prefeita Cici Magalhães foi quanto ao atendimento prioritário à população. “Desde o início do ano vínhamos negociando com os médicos o cumprimento da carga horária de 8 horas diárias. Alguns médicos vendo a impossibilidade de cumprir com a determinação pediram demissão e fomos obrigados a contratar novos médicos e este processo demorou um pouco, o que causou um atraso no atendimento à população”, explica a Secretária.
Durante a última semana todas as contratações e ou remanejamento de médicos foram finalizadas e o atendimento está normalizado. “Todas as contratações foram acompanhadas de perto por mim e as assinaturas aconteceram aqui no gabinete e fiz questão de orientar aos médicos que a nossa prioridade é o atendimento humanizado à população, com dedicação, educação e respeito. A parte clinica vai quanto ao desempenho de cada e sabemos que são todos competentes, por isso acreditamos no trabalho de cada um deles”, completa.
Jailton Pereira / Danilo Alves – Tribuna do Leste